Xavier, RuteDivay, William2024-09-172024-09-172024-06-242024-05-30http://hdl.handle.net/10400.14/46549The global financial crisis of 2008 highlighted the critical importance of financial literacy and effective personal financial management. Despite the growing need for financial education, a significant portion of the global population remains financially illiterate, which poses long-term risks to individual and societal economic stability. This thesis explores the potential of gamification as a strategy to enhance user engagement in a mobile application designed to improve financial literacy. By integrating game elements such as points, badges, leaderboards, and personalized learning paths, the proposed app aims to make financial education interactive and engaging. This study is grounded in the Self-Determination Theory, which emphasizes the importance of competence, autonomy, and relatedness in motivating behavior. Through a combination of literature review, survey analysis, and empirical data collection, the research investigates the effectiveness of different gamification elements in enhancing user engagement. The findings reveal that elements focused on competition, social relationships, feedback, progression, and rewards significantly enhance user motivation and engagement. However, immersive elements such as customizable avatars, while enhancing user experience, do not have a significant standalone impact on engagement. This research provides valuable insights for developers and educators on the strategic implementation of gamification in financial literacy applications, highlighting its potential to foster a more financially informed and competent society.A crise financeira mundial de 2008 pôs em evidência a importância crucial da literacia financeira e de uma gestão financeira pessoal eficaz. Apesar da crescente necessidade de educação financeira, uma parte significativa da população mundial continua a ser financeiramente analfabeta, o que coloca riscos a longo prazo para a estabilidade económica individual e social. Esta tese explora o potencial da gamificação como estratégia para aumentar o envolvimento dos utilizadores numa aplicação móvel concebida para melhorar a literacia financeira. Ao integrar elementos de jogo como pontos, distintivos, tabelas de classificação e percursos de aprendizagem personalizados, a aplicação proposta visa tornar a educação financeira interactiva e envolvente. Este estudo baseia-se na Teoria da Autodeterminação, que enfatiza a importância da competência, da autonomia e do relacionamento na motivação do comportamento. Através de uma combinação de revisão da literatura, análise de inquéritos e recolha de dados empíricos, a pesquisa investiga a eficácia de diferentes elementos de gamificação no aumento do envolvimento do utilizador. Os resultados revelam que os elementos centrados na competição, nas relações sociais, no feedback, na progressão e nas recompensas aumentam significativamente a motivação e o envolvimento dos utilizadores. No entanto, os elementos imersivos, como os avatares personalizáveis, embora melhorem a experiência do utilizador, não têm um impacto autónomo significativo no envolvimento. Esta investigação fornece informações valiosas para programadores e educadores sobre a implementação estratégica da gamificação em aplicações de literacia financeira, realçando o seu potencial para promover uma sociedade mais informada e competente em termos financeiros.engFinancial literacyGamificationUser engagementEducational mobile applicationsSelf-determination theoryGame elementsMotivationLiteracia financeiraGamificaçãoEnvolvimento do utilizadorAplicações móveis educativasTeoria da autodeterminaçãoElementos de jogoMotivaçãoGamifying financial literacy : a marketing strategy for a mobile app using gamification to improve user engagementGamificação da literacia financeira : uma estratégia de marketing para uma aplicação móvel que utiliza a gamificação para melhorar o envolvimento dos utilizadoresmaster thesis203663560