Fonseca, Sofia Lourenço daSilva, Hugo Manuel Lima da2015-09-032013-12-112013http://hdl.handle.net/10400.14/18155Esta dissertação pretende ir ao encontro da constatação da inexistência em língua portuguesa de material didático e pedagógico disponível e acessível para o ensino vocacional de música, instrumento trombone. Partindo de um estudo comparativo de duas mais relevantes metodologias de ensino do instrumento trombone, pretende contribuir para melhorar e organizar os conhecimentos metodológicos e científicos sobre o ensino do trombone, e expor metodologias de estudo para um bom desenvolvimento técnico e sonoro. Para isto pretendemos analisar e aprofundar conceitos básicos para a formação de um trombonista consubstanciadas nas metodologias plasmadas nos métodos de André Lafosse e Edward Kleinhammer. O estudo comparativo parte de uma abordagem metodológica de análise de conteúdo de índole aplicada neste métodos de ensino de instrumento, das categorias técnicas e interpretativas abordadas por ambos os autores, como é o caso da respiração, embocadura, articulações, postura, efeitos, qualidade do som, afinação, ritmo. Na parte final deste estudo propomos ainda uma lista de exercícios progressivos, que tem como base os métodos em análise e a experiência como intérprete e pedagogo do autor.This dissertation aims to meet the lack of teaching materials in portuguese language for music education, instrument trombone. From a comparative study of two most relevant teaching methodologies instrument trombone, seeks to improve and organize the scientific and methodological learning about teaching trombone strategies, and expose methods to study technical development and sound. We intend to analyze and develop basic concepts for the formation of a trombonist based in the methodologies of André Lafosse and Edward Kleinhammer. The comparative study is part of a methodological approach of applied content analysis of this method of teaching instrument, and interpretive and technique categories addressed by both authors, such as the breath, mouth, joints, posture, effects, sound quality, pitch, rhythm. In the final part of this study we also propose a list of progressive exercises, which is based on methods analysis and experience as a performer and teacher of the author.porMúsicaTromboneEnsino do tromboneMétodos ensino instrumento tromboneLafosseKleinhammerMusicTeaching tromboneTrombone instrument teaching methodsO trombone no ensino vocacional de música : contributo para uma metodologiamaster thesis201495481