Cruz, Sónia Catarina da SilvaPires, Maria João Gomes2025-01-282025-01-282013-07-232013http://hdl.handle.net/10400.14/47951No âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Informática, apresentamos o presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada que se baseia nas reflexões sobre as nossas aprendizagens e experiências vividas ao longo da lecionação na busca de uma identidade do Ser Professor. Neste sentido, tomaram relevância as dimensões de Currículo, Planificação e Avaliação, dimensões de grande importância, que se revelaram essenciais para a orientação da nossa prática docente como professores de Informática. No caminho traçado, a integração e utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem enquanto recurso de apoio e mediação da aprendizagem foram uma constante. Através da apropriação destes conceitos, realizamos uma série de atividades letivas e não letivas inovadoras, que contribuíram para a formação e o enriquecimento da nossa profissionalidade docente. Desde o início do estágio tivemos consciência da necessidade de encarar a nossa intervenção educativa como professor investigador e reflexivo, onde fomos confrontados com a importância de investigar. Uma vez que consideramos a plataforma Moodle uma mais-valia como estratégia no apoio ao processo de ensino e aprendizagem e dela fizemos amplo uso na nossa prática pedagógica, entendemos que seria interessante investigar em que medida os professores da escola utilizavam as ferramentas e recursos desta plataforma em benefício das aprendizagens dos alunos. A recolha de informação neste estudo foi realizada através de um inquérito por questionários online aos professores da escola, pelo que os resultados apontaram para uma insuficiente formação na utilização da plataforma que, entre outros fatores, justificam a falta da integração da Moodle na sala de aula. Apesar do esforço da tutela em tentar acompanhar as alterações provocadas pela Sociedade da Informação, com a criação e melhoramento de infraestruturas de acesso às novas tecnologias e fornecer oportunidades de formação na área das, ainda existem professores que resistem a estas mudanças e continuam a praticar estratégias e métodos de ensino tradicionais, não revelando apetência para encarar o desafio de utilizar novas e diferentes tecnologias inovadoras na sala de aula.Within the framework of a master's degree in Computer Education, we present this report of Supervised Teaching Practice which is built upon reflections on our learning and experiences through the teaching process in the search of an identity of Being a Teacher. In this sense, the relevant areas of Curriculum, Planning and Evaluation, took dimensions of greater importance, which have proved essential for the orientation of our teaching practice as computer science teachers. In the path taken, the integration and use of new technologies in the teaching-learning process as supporting resources and learning mediation were a constant. Through the appropriation of these concepts, we held a series of teaching and non-teaching activities that were innovative, which have certainly contributed to the formation and enrichment of our professional component of teaching. Since the beginning of our teaching practice we were aware of the need to face our educational intervention as a reflexive teacher and researcher, where we were faced with the importance of investigating. We reinforce the idea that we consider the Moodle platform a worthwhile tool as a strategy in support of the teaching and learning process and we made extensive use of it in our pedagogical practice, we believed that it would be interesting to investigate the extent to which the school teachers used the tools and features of this platform to the benefit of the student‟s learning process. The available data in this study was obtained through an online investigation with questionnaires to teachers at the school. Unfortunately, the results suggested a lack of training in the use of the Moodle platform that, among other things, justifies the lack of integration of Moodle in the classroom, as a valuable teaching resource. Despite the governmental effort of trying to keep up with the changes brought about by the information society, with the creation and improvement of infrastructure for access to new technologies and provide training opportunities in the area, there are still teachers who resist these changes and continue to practice traditional teaching methods and strategies, not revealing readiness to face the challenge of using new and different innovative technologies in the classroom.porPrática de ensino supervisionadoTICEnsino-aprendizagemPlataforma MoodleSupervised practice in educationICTTeaching and learningMoodle platformUtilização da plataforma Moodle em contexto pedagógico : um estudo de caso no ambito da prática de ensino supervisionadamaster thesis203849884