Palmeirão, CristinaAmorim, José Pedro2013-06-252013-06-252013PALMEIRÃO, Cristina; AMORIM, José Pedro - Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa. Revista Diálogo Educacional. ISSN: 1518-3483. V. 13, N.º 38 (2013), p. 349-3671518-3483http://hdl.handle.net/10400.14/11597Neste artigo, é nossa intenção refletir e analisar, ainda que de uma forma exploratória,três dimensões essenciais – a relação pedagógica, o currículo e a avaliação – subjacentes à realização por alunos com mais de 50 anos de um Programa Universitário promovido pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Numa expressão que não perfilhamos, diríamos tratar-se de uma oferta “não tradicional” para estudantes “não tradicionais”. Paradoxalmente, este “não” exprime não um défice, mas uma riqueza nada despicienda – de experiências (de vida, profissionais, mas também, as mais das vezes, de educação formal, pelo facto de a maioria dos alunos ser, pelo menos, licenciada), de memórias (passado), bem como de atividade (presente), desejos e expectativas (futuro)! Então, e justamente pelo facto de ser “não tradicional”, este Programa tem, por um lado, implicado um esforço no sentido de repensar alguns dos processos e procedimentoshabituais da Universidade; por outro, tem trazido dados que nos podem levar a questionar algumas crenças associadas à Educação de adultos.In this paper, we intend to reflect and analyse, even in an exploratory way, three key dimensions – the pedagogical relationship, the curriculum and the assessment – underlying the attainment, by students over 50 years old, of a university programme sponsored by the Porto’s Regional Centre of the Catholic University of Portugal. We would say, using a formula which we do not espouse, that it is a “non-traditional” programme for “non-traditional” students. Paradoxically, this “non” does not express a deficit, but a not inconsiderable wealth – of (life, professional, but also, more often than not, formal education – because most students are graduate, at least –) experiences, memories (past), as well as activity (present), desires and expectations (future)! Then, and precisely because it is “non-traditional”, this program has, on the one hand, involved an effort to rethink some of the processes and procedures of the University; on the other, has brought data that can lead us to question certain beliefs associated with adult education.porEducação de adultosEnsino superiorRelação pedagógicaCurrículoAvaliaçãoAdult educationHigher educationPedagogical relationshipCurriculumAssessmentPrograma universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusaUniversity programme (50+) or on the questioning of beliefs taken by medusajournal article10.7213/dialogo.educ.76381981-416X