Tavares, Maria Clara Lopes Dias Ferrão BandeiraBranco, Helena Cristina Carvalhal das Neves2012-05-232012-05-232009http://hdl.handle.net/10400.14/8433Dado que as TIC têm provocado alterações culturais na sociedade – dando origem até a um novo campo disciplinar designado de «Mediacultura» – parece tornarse cada vez mais necessário integrar, também, nas práticas escolares outros espaços de aprendizagem. Com efeito, a Escola não poderá ignorar os novos «materiais sociais» e as tecnologias que os veiculam para o desenvolvimento da literacia. Com este estudo, pretendemos identificar, através de um procedimento investigativo, as alterações produzidas pela utilização do computador e da Internet (TIC) na sala de aula e caracterizar o modo como estes influenciam a leitura nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente num 4º Ano de Escolaridade. A investigação integrou um processo didáctico constituído por Sequências Potencialmente Aquisitivas (spa) com a finalidade de identificar o potencial de aprendizagem decorrente das TIC numa sala de aula. Tratou-se assim de um projecto de investigação - acção, com recurso à metodologia etnográfica. Procurámos contextualizar o projecto no Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) e os materiais construídos apoiaram-se nas brochuras construídas no âmbito deste programa. Com base nestes documentos, dinamizámos numa escola do 1º Ciclo seis Sequências Potencialmente Aquisitivas nas quais explorámos diferentes tipos de texto, com recurso ao computador e à Internet. De modo a identificar as mudanças ocorridas após as spa, realizámos duas simulações de Provas de Aferição: a Prova de 2007 antes das spa e a Prova de 2008 após as actividades. Analisámos as produções que os alunos realizaram durante as spa de acordo com as operações cognitivas mobilizadas para a leitura electrónica: manipulação, apropriação e interpretação. Também as Provas de Aferição foram analisadas nos itens que avaliavam a competência leitora de acordo com as definições do Ministério da Educação. A realização deste trabalho demonstrou-nos que houve uma ligeira melhoria nos resultados de alguns alunos de uma Prova de Aferição para a outra. Apesar da representação favorável que a professora tinha das TIC, a utilização que fez destas ferramentas nas suas aulas foi escassa. Além disso, verificámos que, não tendo ensinado os seus alunos a pesquisar na Internet, lhes solicitava esse tipo de trabalho de casa.Durante a nossa intervenção, os alunos aprenderam a manipular, armazenar e interpretar as informações disponíveis concretizando, assim, as operações que caracterizam o conceito de literacia digital. Pudemos ainda constatar que para além de aprendizagem houve, por parte dos alunos uma percepção positiva sobre a integração das TIC na sala de aula.Since ICT have provoked cultural changes in society – giving rise to a new disciplinary field called «Mediaculture» – it seems to become increasingly necessary to integrate in school activities other spaces of learning. In fact, school cannot ignore the new “social materials” and the technologies that provide for the development of literacy. In this study we identify, through an investigative procedure, the changes produced by the use of computer and Internet technologies (ICT) in the classroom and describe how they influence the pupils’ way of reading in the first cycle of Primary School, particularly in a fourth level group. The research has integrated a didactic process consisting of “Séquences Potentiellement Aquisitionnelles” (SPA) in order to identify the potential of learning resulting from the use of ICT in the classroom. Therefore, this study is an actionresearch project following an ethnographic methodology. We have integrated this project in the National Programme for Education of Portuguese, and the materials have been based on the brochures made in this programme. Based on these documents, we worked in a Primary School with six “Séquences Potentiellement Aquisitionnelles” in which we explored different types of text, using the computer and the Internet. In order to identify the changes that occurred after the SPA, we had two simulations of “Provas de Aferição”: the test of 2007 before the SPA and the test of 2008 after the activities. We have analysed what the pupils produced during the SPA according to the cognitive operations called for the electronic reading: manipulation, appropriation and interpretation. “Provas de Aferição” were also analysed in the items that evaluated the reading skills in accordance with the definitions of the Ministry of Education. The accomplishment of this work has demonstrated that there was a slight improvement in the results of some pupils from a test to another. Despite the favourable opinion of the teacher about ICT, she has made little use of these tools in the classroom. Moreover, we noted that although the teacher hasn’t taught her pupils to search the Internet, this kind of work was requested as homework. During our intervention, the pupils learned how to manipulate, store and interpret the information available, thus realising the operations which characterize the concept of digital literacy. We can also verify that besides learning, there was a positive perception from the pupils of the integration of ICT in the classroom.porTICLiteracia digitalLeituraProvas de aferiçãoLeitura electrónicaUsabilidadeICTDigital literacyReadingProvas de aferiçãoSéquence potentiellement aquisitionnelleElectronic readingUsabilityImplicação das TIC no processo de leitura : estudo de caso numa escola do 1º ciclo do ensino básicomaster thesis