Pereira, Américo José PinheiraGomes, Simões Rosário Gaspar2017-07-182017-06-192017http://hdl.handle.net/10400.14/22557Este trabalho consiste no estudo do pensamento educacional de Platão, no qual procuramos apresentar no primeiro capítulo a vida e obras do autor. Quanto as obras, destacaremos as escritas durante os vários períodos de sua vida, destacando as da mocidade. É durante este período em que nós identificamos um Platão no auge das suas investigações nos quais nos brinda com as grandes obras como é o caso dos escritos do primeiro Livro da República que faz uma abordagem acerca da justiça; o Protágoras, que aborda a questão da virtude; o Hípias Maior e Menor; a Apologia e o Críton. No segundo capítulo, faremos uma abordagem histórica da Grécia Antiga trataremos da questão da Paideia Grega e não só como também da influência dos sofistas naquele período. Ainda no mesmo capítulo, faremos uma abordagem da influência de Sócrates no pensamento de Platão, seu contributo na educação e formação do homem grego. Platão deixa evidente na própria alegoria que o processo de ascensão da alma constitui um longo e gradual percurso, com diferentes estágios, e um amplo currículo, caracterizando-se como um elevar-se para além das experiências sensíveis, a fim de alcançar a sabedoria suprema a ciência do bem. Finalmente no terceiro capítulo, trataremos do paradigma da educação na Grécia antiga, destacamos a educação dos governantes na República de Platão, e para terminar fizemos uma abordagem do novo conceito do saber, o Ménon.This is a study of the educational thoughts of Plato. The first chapter attempts to present the life and works of the author. Of these, the writings from the different periods of his life, especially his youth, are emphasized. It is in his earlier years that the Plato reached the height of his philosophical enquiries, presenting us some of his great works, for example, the writings of Book I of The Republic concerning justice, Protagoras raising the question of virtue, Hipias Major and Hipias Minor, Apology, and Crito. The second chapter consists of a historical approach to the study of Ancient Greece, addressing not only Greek Paideia, but also the influence of sophists in that period. This same chapter explores the influence of Socrates on the thoughts of Plato, Plato's contribution to education and the making of the Greek Man. Plato makes clear in the particular allegory that the process of ascension of the soul constitutes a long and gradual journey, with different stages, and a wide curriculum, being a rising beyond the sensible experiences, in order to reach the supreme wisdom the science of the good. Finally, the third chapter centers on the paradigm of education in Ancient Greece, highlighting the education of the governors in the Republic of Plato, and finishing with a discussion of the new concept of knowledge, Meno.porPlatãoFilosofia GregaEducaçãoPlatoGreek PhilosophyEducationA Filosofia da educação na perspectiva platónicamaster thesis201717905