Carvalho, Joaquim Augusto Félix deFerreira, Carlos José Furtado2025-01-302025-01-302024-12-092024http://hdl.handle.net/10400.14/48000Há uma evidente ligação entre cristianismo e alegria. O cristianismo é uma religião da alegria. E a Oração da Igreja, a Liturgia, expressa isso mesmo. É a Alegria da Liturgia! Falamos de alegria cristã, que vai muito além de uma manifestação meramente exterior e tem como fundamento o próprio Deus, vem de Deus, de nos sabermos salvos por Ele. O Mistério Pascal de Cristo é a fonte da alegria, que se celebra e se manifesta, de forma concreta, nos sacramentos. De forma especial, na Eucaristia e, mais concretamente, na Páscoa semanal, o Domingo, como dia da Alegria, porque dia da Ressurreição. Assim, a alegria que nos vem da Ressurreição, pela Liturgia, pelos sacramentos, chega até nós, sobretudo com o Domingo, que, com o seu ritmo semanal, marca o nosso quotidiano com a alegria, dá como que o mote para uma alegria vivida. É o dia em que a Igreja pode reencontrar a sua alegria, testemunhá-la e partilhá-la. O Missal apresenta-se, neste sentido, como compêndio da alegria, da alegria celebrada, que se manifesta nas inúmeras referências à alegria nos seus textos eucológicos, não vinculada a um Tempo ou celebração em específico, mas, antes, transversal a toda a celebração da Igreja.The link between christianity and joy is unmistakable. Christianity is a religion of joy. This is expressed in the Prayer of the Church, the Liturgy. It is the Joy of the Liturgy! Christian joy goes beyond mere external display and is rooted in God himself; it comes from knowing that we are saved by Him. The source of this joy is the Paschal Mystery of Christ, which is celebrated and manifested in a concrete way in the sacraments. Especially in the Eucharist and specifically in the weekly Easter Sunday, the day of the Resurrection. Therefore, the joy that comes from the Resurrection, through the Liturgy and the sacraments, is most evident on Sunday, shaping our daily lives with joy through its weekly rhythm. This day allows the Church to rediscover, witness, and share its joy. In this sense, the Missal can be seen as a collection of celebrated joy, evident in the numerous references to joy in its eucologic texts. This joy is not limited to a specific season or celebration but permeates the entire Church celebration, which is the Liturgy.porAlegriaAlegria cristãLiturgiaPáscoaMistério pascalDomingoJoyChristian joyLiturgyEasterPaschal mysterySundayA alegria da liturgia : celebrar a vida em Cristomaster thesis203803906