Sousa, Ana Sabrina SilvaFerreira, Cláudia Inês Leal Teixeira2021-12-102021-12-102020-10-302020-08http://hdl.handle.net/10400.14/36148O presente relatório ilustra as aprendizagens desenvolvidas ao longo do XXII Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, ministrado pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, mais concretamente, no que concerne à Unidade Curricular - Estágio Final e Relatório. É desenvolvido de acordo com uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva das experiências e atividades realizadas durante o estágio numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e num Serviço de Urgência (SU), de dois hospitais da zona norte de Portugal com vista à aquisição e desenvolvimento de competências e conhecimentos especializados na área da especialização. Este relatório tem como objetivos: descrever o percurso desenvolvido em cada contexto da prática; demonstrar o progresso na mobilização de conhecimentos perante situações novas e complexas; fundamentar o desenvolvimento do juízo crítico que norteou a consecução de cada objetivo e das atividades realizadas; e enumerar criticamente o processo de aquisição de competências especializadas no âmbito do cuidado à pessoa em situação crítica. As realidades da prática clínica constituíram a base a partir da qual o processo de aquisição de competências foi construído, recorrendo-se à mobilização de conhecimentos previamente adquiridos e a uma intensa pesquisa bibliográfica, com o intuito de assegurar a mais vasta fundamentação científica e prática baseada na evidência. O relatório encontra-se estruturado de acordo com os quatro Domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, definidos pela Ordem dos Enfermeiros: As oportunidades de melhoria identificadas no SU, relativamente ao respeito pela privacidade e intimidade dos doentes e família, forneceram uma oportunidade para o desenvolvimento de uma reflexão no domínio da responsabilidade profissional, ética e legal. O domínio da melhoria contínua da qualidade representa um aspeto fulcral da prestação de cuidados de enfermagem de excelência, sendo transversal a todas as esferas da prática. Neste âmbito, centrei-me nos aspetos relacionados com a segurança dos cuidados, nomeadamente ao nível da prevenção de quedas e segurança na utilização de medicação no SU, identificando oportunidades de melhoria e sugerindo modificações. Na UCI desenvolvi atividades no âmbito da prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde, nomeadamente na prevenção da pneumonia associada à intubação. Do ponto de vista do domínio da gestão dos cuidados, os sistemas de informação em enfermagem, assumem-se como uma ferramenta indispensável ao registo e documentação das atividades desenvolvidas, o que motivou a realização de uma reflexão acerca deste tema. No domínio das aprendizagens profissionais saliento o trabalho de investigação desenvolvido na UCI, com o objetivo de caracterizar a carga de trabalho dos enfermeiros daquele serviço, que forneceu conclusões relevantes para a prática clínica, estimulando simultaneamente o desenvolvimento de competências ao nível da investigação na área da especialização. Este relatório pretende documentar o desenvolvimento de competências especializadas, realçando papel do enfermeiro especialista no seio das equipas de saúde, nomeadamente, na prestação direta de cuidados diferenciados, na supervisão clínica, na gestão e investigação científica. Apesar de representar o culminar de um processo formativo, na realidade abre um novo caminho para a excelência dos cuidados.This report illustrates the knowledge acquired during the XXII Master's Degree in Nursing, with a specialization in Medical-Surgical Nursing, at Institute of Health Sciences of Universidade Católica Portuguesa. It’s designed according to a descriptive and critical-reflexive methodology of the experiences and activities carried out during the internship in an Intensive Care Unit (ICU) and in an Emergency Department (ED), of two hospitals in Portugal’s northern region, in order to attain and develop skills and expertise in the specialization’s field. This report aims to: describe the learning process developed in each internship’s context; demonstrate progress in mobilizing knowledge in the face of new and complex situations; substantiate the critical judgment’s improvement that guided the achievement of each objective and the activities carried out; and to critically describe the process of acquiring specialized skills in delivering care to patients in critical condition. The clinical environments framed the basis from which the skills’ acquiring process was implemented, through mobilizing previously acquired knowledge and carrying out an intense bibliographic research, in order to ensure the widest scientific knowledge and evidence-based practice. The report is structured according to the Specialist Nurse’s four Domains of Common Skills: The improvement opportunities identified in the ED, regarding observance for patients and families’ privacy and intimacy provided an opportunity to examine in professional, ethical and legal responsibility’s Domain. The Domain of continuous quality improvement represents a central aspect of providing excellent nursing care, being ubiquitous in all fields of practice. In this context, I focused on aspects related to safety of care, namely regarding falls’ prevention and safety in the use of medication in the ED, identifying opportunities for improvement and suggesting changes. At the ICU I developed activities in the area of healthcare associated infections’ prevention, namely in intubation-associated pneumonia prevention. Nowadays, nursing information systems are acknowledged as an invaluable tool in documenting nursing practice, this current issue was one of the subjects included in care management’s Domain. In the professional learning’s Domain, I highlight the scientific research performed at the ICU, with the objective of characterizing nurses’ workload, which provided relevant conclusions for clinical practice, while stimulating the development of researching skills in in the specialization’s field. This report intends to demonstrate the growth of specialized skills, highlighting the specialist nurse’s role within the healthcare teams, namely, in the direct provision of differentiated care, in clinical supervision, in management and in scientific research. Despite expressing the culmination of a training process, actually it opens a new path for excellence in care.porEnfermeiroEspecialistaCompetênciasQualidadeCarga de trabalhoNurseSpecialistSkillsQualityWorkloadDesenvolvimento de competências especializadas para cuidados de qualidadeDevelopment of specialized skills for quality of caremaster thesis202648745