Arêas, Camila CabralMenezes, Manuella Maria Silva2022-04-052022-04-052021-04-082020-11http://hdl.handle.net/10400.14/37263Fake news é o nome com que se tornaram populares as notícias falsas, o grande percalço que o jornalismo profissional enfrenta na segunda década do século XXI, e tema desta dissertação. Esses conteúdos altamente propagáveis e inverídicos são o objeto do presente estudo, mas seria simplista colocar toda a força do fenômeno das fake news apenas na conta das novas tecnologias de comunicação e informação. Assim, os objetivos da pesquisa são entender a natureza das fake news e por que a manifestação atual de manchetes e acontecimentos fantasiosos é diferente das anteriores; os artifícios que as fazem ser apontadas como causa e consequência de episódios transformadores da sociedade contemporânea, e o impacto que possuem nessa sociedade. A guiar a investigação, temos a questão central “Como as fake news impactam o entendimento sobre o mundo de quem consome informação nas mídias sociais?”. Na tentativa de respondê-la, a presente dissertação percorre a história do jornalismo, a fim de identificar os contextos sociais em que ocorreram mudanças significativas, e como cada etapa deixou ideias ou modus operandi encontrados hoje na disseminação de desinformação. O enquadramento teórico do estudo inclui a abordagem teórica do contexto das TIC, das mídias sociais e das fake news em si, sob à luz de autores das ciências humanas e sociais, nos campos da sociologia, antropologia e filosofia, que permitem abordar aspectos e dimensões complementares do fenômeno estudado. Além disso, foi feita uma pesquisa de metodologia mista, através de inquérito e entrevistas com especialistas no tema. As conclusões do trabalho identificam a dúvida, a polarização e a descrença que o fenômeno das fake news gerou na sociedade, com destaque para o campo político e midiático / jornalístico.Fake news is the name which fake news became popular, the major hitch that professional journalism faces in the second decade of the 21st century, and the theme of this dissertation. These highly propagable and untrue contents are the object of the present study, but it would be simplistic to put the full force of the fake news phenomenon only in the account of new communication and information technologies. Thus, the objectives of the research are to understand the nature of fake news and why the current manifestation of headlines and fictional events is different from the previous ones; the elements that make them be identified as the cause and consequence of transformative episodes in contemporary society, and the impact they have on that society. Guiding the investigation, we have the central question "How do fake news impact the understanding of the world of those who consume information on social media?". In an attempt to answer it, this dissertation covers the history of journalism, in order to identify the social contexts in which significant changes occurred, and how each step left ideas or modus operandi found today in the dissemination of disinformation. The theoretical framework of the study includes the theoretical approach of the context of ICT, social media and fake news itself, in the light of authors from the human and social sciences, in the fields of sociology, anthropology and philosophy, which allow addressing aspects and dimensions complementary to the studied phenomenon. In addition, a mixed methodology research was carried out, through a survey and interviews with experts on the subject. The conclusions of the work identify the doubt, the polarization and the disbelief that the phenomenon of fake news has generated in society, with emphasis on the political and media / journalistic field.porFake newsDesinformaçãoRedes sociaisJornalismoDisinformationSocial mediaJournalismPublicar é preciso, checar não é preciso : o impacto das fake news no comportamento dos consumidores de notícias onlinemaster thesis202731626