Freitas, Mara de SousaCarmona, Ana Sofia2025-02-042025-02-042024-12-112024http://hdl.handle.net/10400.14/48051Introdução: A comunicação é uma competência fundamental nos cuidados de saúde, principalmente na enfermagem, onde existem interações constantes com os clientes e as suas famílias. Transmitir más notícias é uma tarefa desafiadora para os enfermeiros, exigindo habilidades especificas para minimizar o impacto negativo nos clientes e nas suas famílias. Esta dissertação investiga as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na comunicação de más notícias, com foco na melhoria da prática profissional em contextos hospitalares. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, conforme a metodologia proposta pelo JBI. A pesquisa abrangeu artigos publicados entre 2019 e 2024, disponíveis nas bases de dados Scielo, PubMed e EBSCO. A seleção dos estudos incluiu critérios rigorosos, como a análise da relevância, qualidade metodológica e acessibilidade dos textos completos. No total, quatro artigos foram incluídos para análise. Resultados: Os estudos analisados destacaram a importância de protocolos estruturados, como o SPIKES e o BREAKS, na comunicação de más notícias. Identificouse que, embora esses protocolos sejam eficazes, a falta de treino específico e o suporte emocional para os enfermeiros constituem barreiras significativas. Além disso, a comunicação empática e centrada no cliente é essencial para a prática de qualidade, sendo que a colaboração interdisciplinar também contribui para um suporte integral ao cliente. Conclusões: Os resultados sugerem que melhorar a formação dos enfermeiros em comunicação de más notícias é essencial para aprimorar a prática clínica. Protocolos como SPIKES e BREAKS oferecem um guia útil, mas é necessário complementar com educação continua e suporte emocional adequado. A pesquisa realça a necessidade de estratégias institucionais para facilitar essa comunicação e promover um ambiente de trabalho que apoie emocionalmente os profissionais de saúde.Introduction: Communication is a fundamental skill in healthcare, particularly in nursing, where there are constant interactions with clients and their families. Delivering bad news is a challenging task for nurses, requiring specific skills to minimize the negative impact on clients and their families. This dissertation investigates the strategies used by nurses in bad news communication, focusing on improving professional practice in hospital settings. Methodology: A systematic literature review was conducted, following the methodology proposed by JBI. The research covered articles published between 2019 and 2024, available in the Scielo, PubMed, and EBSCO databases. The selection of studies included rigorous criteria, such as relevance analysis, methodological quality, and fulltext accessibility. In total, four articles were included for analysis. Results: The analyzed studies highlighted the importance of structured protocols, such as SPIKES and BREAKS, in bad news communication. It was found that although these protocols are effective, the lack of specific training and emotional support for nurses constitutes significant barriers. Additionally, empathetic and client-centered communication is essential for quality practice, and interdisciplinary collaboration also contributes to comprehensive client support. Conclusions: The results suggest that improving nurses' training in bad news communication is essential to enhance clinical practice. Protocols like SPIKES and BREAKS provide useful guidance, but continuous education and adequate emotional support are also necessary. The research emphasizes the need for institutional strategies to facilitate this communication and promote a work environment that emotionally supports healthcare professionals.porComunicaçãoComunicação de más notíciasEnfermeirosProtocolo SPIKESProtocolo BREAKSCommunicationBad news communicationNursesSPIKES protocolBREAKS protocolEstratégias de comunicação na transmissão de más notíciasCommunication strategies in transmission of bad newsmaster thesis203771800