Coelho, Sandra Cristina LimaSantos, Thaís Megale Rezende dos2021-09-152021-09-152021-07-052021-03http://hdl.handle.net/10400.14/34897O presente trabalho é um estudo crítico sobre os impactos da COVID-19 nas políticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em Portugal, mais especificamente, sobre as empresas do ramo de restauração e a perspectiva que os representantes destas empresas têm sobre o tema. Os principais objetivos a serem atingidos com esta pesquisa é perceber se as empresas estão familiarizadas com o conceito de RSC, se suas empresas têm medidas de RSC, assim como compreender os impactos da pandemia do Coronavírus nestas medidas. Para atingir os objetivos, a pesquisa recorreu ao método qualitativo de investigação. Através de uma entrevista semiestruturada, foi possível realizar análise do conteúdo e discussão dos resultados. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos gestores das empresas do ramo da restauração estão familiarizados com o conceito de RSC, embora com limitações. Observa-se que o cariz filantrópico e beneficente é hipervalorizado nas práticas de RSC aplicadas pelas empresas. Os entrevistados apresentaram a situação atual do ramo da restauração perante a COVID-19, a evidenciar uma situação de dificuldade económica. Com isso, identificam-se as mudanças nas políticas de RSC ocasionadas pelo contexto pandémico. Contudo, observa-se uma desfasagem de conhecimento por parte das empresas analisadas quanto ao repertório de medidas de RSC, de modo que observaram-se políticas aplicadas pelas empresas mas não mencionadas como de cunho de Responsabilidade Social. Por fim, este estudo apresenta a visão dos entrevistados quanto ao futuro da RSC pós pandemia, a revelar uma maior conscientização dos problemas sociais v i da sociedade por parte das pessoas e, possivelmente, uma maior aplicação de políticas de RSC.The presente work is a critical study on the impacts of COVID-19 in the Corporate Social Responsibility (CSR) policies in Portugal, more specifically, on the companies of the restaurante business and the perspective that the representatives have regarding the theme. The main objectives of this research is to understand if companies are familiar with the concept of CSR, it their companies have CSR measures, as well as understanding the impacts of the Coronavirus pandemic on it. To achieve the objectives, a research resorted to the qualitative method of investigation. Through a semi-structured interview, it was possible to analyze the contect and discuss the results. The results obtained reveal that most managers of companies in the restaurante business are familiar with the concept of RSC, however with some limitation. It is observed that the philantropic and charitable nature is overvalued in the CSR practices applied by companies. The interviewees presented the current situation in the restaurante industry in the actual contexto of COVID-19, showing a situation of economic difficulty. Thus, the changes in CSR policies are presented and identified. However, there is a knowledge gap regarding the repertoire os CSR measures, so that the policies applied by the companies were observed through out analisis, but not mentioned as Social Responsibility by the interviewees. Finally, this study presents the interviewees` view of the future of CSR, revealing a greater awareness of social problems in society and, possibly, a greater application of CSR policies.porResponsabilidade social corporativaPráticas empresariaisCovid-19PandemiaPortugalCorporate social responsibilityBusiness practicesPandemicImpactos da covid-19 nas políticas de responsabilidade social corporativa : perspectiva das empresas portuguesas do segmento da restauraçãomaster thesis202749886