Villas Boas, AlexVieira, Renato2024-06-192024-06-192024-06-172184-5778http://hdl.handle.net/10400.14/45554A Laudato si’ aponta para a crise de um paradigma civilizatório, que se instala também em um certo desaparecimento da sensibilidade estética, e indica assim para a relação entre uma educação estética e a preservação de um ambiente sadio (Ls 215) para resistir a um pragmatismo utilitarista contemporâneo. O presente artigo pretende explorar os elementos contidos na encíclica social e na perspectiva do Papa Francisco que possam corroborar para uma estética teológica da Casa Comum, nomeadamente na medida em que estes elementos dizem respeito a uma interconexão com todas as coisas e seus desdobramentos interculturais na cultura do encontro e éticos na cultura do cuidado.Laudato si’ points to the crisis of a civilizing paradigm, which can also be seen in a certain disappearance of aesthetic sensitivity, and thus indicates the relationship between an appropriate aesthetic education and the preservation of the environment in order to resist a contemporary utilitarian pragmatism. This paper aims to explore the elements contained in the social encyclical and in the perspective of Pope Francis that can corroborate a theological aesthetics of the Common Home. In particular, these elements relate to a notion of interconnectedness with all things and their intercultural and ethical consequences, respectively in the culture of encounter and the culture of care.porEstética teológica da casa comumLaudato si’Cultura do encontroCultura do cuidadoComplexidadeCommon home theological aestheticsMeeting cultureCulture of careComplexityElementos para uma estética teológica da casa comumElements for a theological aesthetics of the common homejournal article10.34632/ephata.2024.12343