Souza, Vanessa Rocha Lima eSouza, Thiago Silva eSouza, Ranniéry Mazzilly Silva deCarneiro, Alexandre de Freitas2021-06-242021-06-242017-06-081982-8756http://hdl.handle.net/10400.14/33924A partir da literatura, observa-se que teorias de liderança têm por propósito examinar o comportamento dos líderes que são capazes de conquistar a confiança e o apoio de seus seguidores organizacionais, levando-os a um aumento de produtividade e satisfação. Estudos distinguem a abordagem transformacional da liderança como responsável por altos níveis de motivação e compromisso dos seguidores. Analisar o contributo da liderança para o sucesso na gestão escolar foi o objetivo principal desta investigação. Para isso, optou-se pela tipologia mista, na forma de um estudo de caso único, com uma abordagem quantiquali, de cunho descritivo-interpretativo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), aplicado aos docentes e coordenadores pedagógicos, assim como um inquérito por entrevista à diretora da escola. Constatou-se que o estilo de liderança transformacional, de cunho democrático e inserido num modelo organizacional que se distingue por uma imagem de clã, resulta na eficácia, na satisfação e, em especial, no reforço ao empenhamento motivacional dos agentes educadores. Por conseguinte, depreende-se que uma liderança motivada, inovadora, experiente e consciente de sua função estratégica para o alcance dos objetivos organizacionais contribui para o sucesso da gestão escolar.From the literature, it can be observed that leadership theories are intended to examine the behavior of leaders who are able to earn the trust and the support of their organizational subordinated, leading them to an increase in their productivity and satisfaction. Studies point out the transformational leadership approachas responsible for high levels of motivation and commitment on behalf of the subordinated. Analyzing the contribution of leadership to the success in school management was the main objective of this research. For that, a mixed methodology was used, in the form of a single case study, with a quantitative and qualitative approach, being descriptive and interpretative. The data collection instruments used were the Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), applied to teachers and to coordinators,as well as an interview survey directed to the school principal. It was found that the transformational leadership style, democratic in its nature and inserted in an organizational model that is defined by an image of clan, results in efficiency, satisfaction and,especially, in the strengthening of the motivational commitment of the educators. Therefore, it is inferred that a motivated, innovative and experienced leadership, aware of its strategic role for the achievement of the organizational goals, contributes to the success of the school management.porLiderança escolarGestão escolarMultifactor leadership questionnaireSchool leadershipSchool managementLiderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de PortugalLeadership as factor of success in school management: case study in a private school in the northern region of Portugaljournal article10.15603/1982-8756/roc.v13n25p121-174