Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesNeto, Diogo Miguel Félix2023-06-302023-06-302022-10-202022-09http://hdl.handle.net/10400.14/41491Cada vez mais, os consumidores exigem empresas com negócios responsáveis e sustentáveis, estando os termos Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e ESG na ordem do dia no mundo empresarial. Assiste-se por parte das empresas à sua incorporação, desenvolvendo estratégias de forma a integrar as preocupações mais atuais aos níveis sociais, ambientais e de governação nas suas atividades e operações. Para além das empresas puderem ajudar a mitigar estas preocupações, os investimentos nestas áreas podem trazer-lhes diversos benefícios. Este estudo pretende analisar qual a perceção dos consumidores sobre estes temas e a importância que têm para os mesmos, aplicando-se a um caso prático sobre a seguradora Fidelidade. Com base num inquérito preparado para este fim, cujas respostas eram anónimas, pretendeu-se medir a perceção atual que os consumidores têm sobre a Fidelidade e estudar as formas de aumentar a sua perceção a futuro.More and more, consumers demand companies with responsible and sustainable businesses, becoming terms such as Corporate Social Responsibility, Sustainability, and ESG a part of day by day of the recent enterprise world. Those are being incorporated by enterprises, which are developing strategies to integrate the most recent concerns at social, environmental and governance levels into their activities and operations. Beyond the fact of companies might be able to mitigate these concerns, investments in these areas can reward them with several benefits. This thesis aims to analyse the perception of consumers on these themes and its importance for them, applying it to a practical case about the insurance company Fidelidade. Based on a survey designed for this purpose, whose answers were anonymous, it was evaluated the current perception that consumers have about Fidelidade, as well as it was studied how to increase their perception in the future.porEmpresas responsáveis e sustentáveisPerceção dos consumidoresResponsabilidade social corporativaSustentabilidadeESGSeguradorasFidelidadeResponsible and sustainable companiesCustomers perceptionCorporate social responsibilitySustainabilityInsurance companiesESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidademaster thesis203318200