Cunha, Manuel António Antunes daOliveira, Ana Catarina da Silva2024-10-172024-10-172024-09-112024-06http://hdl.handle.net/10400.14/47014A presença das empresas no ambiente digital tornou-se essencial, tanto no que se refere à sua visibilidade, competitividade e relação com os clientes, como no âmbito dos colaboradores internos das respetivas instituições. O processo de digitalização exige uma abordagem global, envolvendo o uso de novas tecnologias, a promoção de uma cultura de inovação e uma gestão eficaz dos processos organizacionais. O presente relatório de estágio teve como objetivo o estudo da comunicação organizacional interna da Câmara de Vila Verde, no âmbito do Projeto SANUS 03 que visava a promoção da saúde e bemestar dos trabalhadores do município. Procuramos indagar até que ponto a comunicação interna pode ser um fator potenciador de saúde e bem-estar em contexto autárquico. Embora a criação de um grupo privado na rede social Facebook tenha potenciado o sucesso da iniciativa, verificamos que um tal canal de comunicação digital deve ser acompanhado por uma certa proximidade com os diversos departamentos e níveis hierárquicos, assim como uma pedagogia e formação na literacia digital e uma escuta ativa das expetativas dos funcionários.The presence of companies in the digital environment has become essential, both in terms of their visibility, competitiveness and relations with customers, as well as for their internal staff. The digitalisation process requires a global approach, involving the use of new technologies, the promotion of a culture of innovation and effective management of organisational processes. The aim of this internship report was to study the internal organisational communication of Vila Verde City Council, as part of the SANUS 03 project, which aimed to promote the health and well-being of the municipality's workers. We sought to find out to what extent internal communication can be a factor that promotes health and well-being in a local authority context. Although the creation of a private group on the social network Facebook has boosted the success of the initiative, we realised that such a digital communication channel must be accompanied by a certain proximity to the various departments and hierarchical levels, as well as pedagogy and training in digital literacy and active listening to employees' expectations.porComunicação digitalComunicação organizacionalAutarquiaRedes sociaisProjeto SANUS03Digital communicationOrganizational communicationCountySocial mediaProject SANUS03Comunicação organizacional interna : implementação do projeto SANUS03 na Câmara Municipal de Vila Verdemaster thesis203710592