Pinheiro , GenerosaAlves, José Joaquim Matias2023-11-252023-11-252023-11-210100-1574http://hdl.handle.net/10400.14/43186O objetivo central desta scoping review, realizada segundo o quadro metodológico de Arksey e O’Malley, é compreender as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas Comunidades Profissionais de Aprendizagem, em meio escolar, nos últimos cinco anos, e encontrar, na literatura revista, lacunas que possam informar futuras investigações. Os resultados indicam que, embora os estudos sobre essas comunidades sejam numerosos e revelem os seus efeitos positivos, eles estão, essencialmente, fundamentados na compreensão teórica e concetual do seu construto, em atividades de curto prazo e em contextos situacionais limitados. Constata-se, assim, uma escassez de investigações que estudem tais comunidades numa perspetiva longitudinal e como propulsoras da construção de organizações aprendentes.The primary objective of this scoping review, carried out using Arksey and O’Malley’s methodological framework, is to understand the organizational, cultural and pedagogical changes generated by Professional Learning Communities in schools over the last five years, and to find gaps in the reviewed literature that could guide future research. The results indicate that, although studies on these communities are numerous and reveal their positive effects, they are essentially based on a theoretical and conceptual understanding of their construct, on short-term activities, and in limited situational contexts. There is, thus, a noticeable lack of research studying such communities from a longitudinal perspective and as drivers for building learning organizations.porComunidade profissional de aprendizagemCultura organizacionalMetodologia de pesquisaProfessional learning communityOrganizational cultureResearch methodologyScoping reviewComunidades de aprendizagem: efeitos e desafios: uma scoping reviewLearning communities: effects and challenges: a scoping reviewjournal article10.1590/198053141013685184255296