Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartBelo, Joana Barros Cardoso de Salavessa2022-03-292022-03-292021-01-132020-11http://hdl.handle.net/10400.14/37168Numa Era cada vez mais digital e tecnológica, a comunicação das marcas com os consumidores tem vindo a sofrer algumas alterações. Por um lado, as marcas começam a compreender a necessidade de se aproximarem, cada vez mais, do seu público-alvo, uma vez que existe uma enorme diversidade de opções no mercado e, como tal, devem procurar ao máximo diferenciar-se e destacar-se, na mente dos consumidores. Por outro lado, técnicas de marketing tradicionais, como os anúncios e a publicidade tradicional, deixaram de ser suficientes, por si só, para conquistar e filiar os consumidores. Embora estas técnicas preservem, ainda, um papel relevante nas atuais estratégias delineadas pelas marcas de beleza, a introdução dos influenciadores digitais veio restruturar a relação destas com os consumidores. Neste contexto, os influenciadores digitais prestam um contributo significativo para as marcas comunicarem e, acima de tudo, são um meio de interação com os seus consumidores. Os influencers demonstram ser uma ponte importante entre os consumidores e as marcas, não só, para despertarem o desejo nas mentes dos consumidores, como também, para transmitirem as suas opiniões e considerações relativamente à experiência com as marcas em causa. A presente dissertação visa compreender o impacto dos influencers nos consumidores, no decorrer do processo de compra de produtos de beleza. Mais precisamente, identificar e analisar os fatores que demonstram ter uma maior preponderância nos vários momentos da tomada de decisão dos consumidores, neste setor. Os principais resultados da presente dissertação apontam que, de entre os sete fatores sustentados metodologicamente como potenciais geradores de impacto no processo de decisão de compra dos consumidores de produtos de beleza, a credibilidade, a fiabilidade, a articulação e o conhecimento concedido pelos influencers, foram os que demonstraram ter maior impacto.In an increasingly digital and technological age, brand communication with consumers has been undergoing some changes. On the one hand, brands are beginning to understand the need to get closer and closer to their target audience, as there is a huge diversity of options in the market and, as such, they should try to differentiate themselves as much as possible and stand out in the minds of consumers. On the other hand, traditional marketing techniques such as advertising and traditional advertising are no longer sufficient on their own to win over and affiliate consumers. While these techniques still play an important role in the current strategies outlined by beauty brands, the introduction of digital influences has restructured their relationship with consumers. In this context, digital influencers make a significant contribution to brands communication and, above all, are a means of interaction with their consumers. Influencers prove to be an important bridge between consumers and brands, not only to awaken the desire in consumers' minds, but also to convey their opinions and considerations regarding the experience with the brands concerned. This dissertation aims at understanding the impact of influences on consumers during the process of purchasing beauty products. More precisely, to identify and analyze the factors that demonstrate a greater preponderance in the various moments of consumers' decision making in this sector. The main results of this dissertation indicate that, among the seven factors methodologically sustained as potential impact generators in the purchasing decision process of consumers of beauty products, the credibility, reliability, articulation and knowledge granted by the influencers, were the ones that demonstrated to have the greatest impact.porInfluenciadores digitaisMarcasSetor de belezaConsumidoresProcesso de decisão de compraDigital influencersBrandsBeauty sectorConsumersDecision journeyO impacto dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra dos consumidores no setor de belezamaster thesis202731057