Oliveira, Irene Maria SilvaTeixeira, Joana Martins2023-07-042024-01-012023-06-192023-03http://hdl.handle.net/10400.14/41548O plano curricular do 15º Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto Ciências da Saúde-Porto, da Universidade Católica Portuguesa, contempla a Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, tendo iniciado com o estágio no Serviço de Urgência Polivalente e o seu término no Serviço de Medicina Intensiva Polivalente entre 05-09-2023 e 17-12-2023. O objetivo major é explanar o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista através de uma metodologia descritiva e autorreflexiva baseada na evidência científica mais atual. Divide-se em três capítulos que desenvolvem os seguintes temas: “Cuidado seguro”, “Desenvolvimento de competências” e “Aprendizagem profissional”. A reflexão acerca da concetualização de cuidado seguro e as intervenções especializadas em promover um ambiente terapêutico seguro, quer na prestação de cuidados, quer na gestão de recursos humanos e materiais, como ferramentas na promoção da segurança do doente é descrita no primeiro capítulo, bem como, o impacto do cuidado seguro na qualidade dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, focando a responsabilidade das instituições em fazer crescer uma cultura de segurança que permita aos enfermeiros falarem abertamente sobre o cuidado seguro que prestam. No segundo capítulo são abordadas as competências especializadas nos dois contextos de estágio tendo por base as competências específicas e os padrões de qualidade dos cuidados, na área mencionada. Neste capítulo reflete-se sobre as intervenções na humanização dos cuidados, na identificação dos fatores que influenciam a satisfação do doente e quais as estratégias promotoras de saúde, referenciando o planeamento da alta, o processo de prevenir complicações e readaptação funcional. São apresentados projetos de melhoria desenvolvidos com o objetivo de prevenir complicações e promover o cuidado seguro: formação sobre “Notificar: o quê, como e porquê?”; pulseira identificativa do utente; comunicação eficaz na transição de cuidados de saúde; manual de abordagem ao utente com enfarte agudo do miocárdio com supra ST e o seu transporte intra-hospitalar para o laboratório de hemodinâmica. Descreve as intervenções promotoras de bem-estar, identifica as atividades e competências especializadas no cuidar da pessoa, família/cuidador a vivenciar processos de doença crítica e/ou falência orgânica e na dinamização da resposta em situações de emergência, da conceção à ação. Reflete acerca da organização e gestão dos cuidados desenvolvendo um procedimento de boas práticas sobre os cuidados oculares à pessoa em situação crítica na unidade de cuidados intensivos. Finaliza com exposição acerca da maximização na intervenção e prevenção e controlo de infeção apresentando estratégias promotoras e um projeto de melhoria sobre a colheita, conservação e transporte de sangue (hemoculturas). No último capítulo, debruça-se sobre a competência comum do enfermeiro especialista na aprendizagem profissional abordando a experiência profissional e a sua relação com o autoconhecimento, refletindo e exemplificando de que forma o enfermeiro especialista é facilitador nos processos de aprendizagem. Os objetivos foram alcançados estando patente no percurso de desenvolvimento de conhecimentos e competências especializadas. Assiste-se a uma reflexão sobre o papel do enfermeiro especialista na promoção do cuidado seguro sendo fundamental a identificação, análise e controlo de potenciais riscos que possam colocar em causa a qualidade dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica.The curricular plan of the 15th Master's Course in Nursing, with specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing in Critical Care at the Institute of Health Sciences -Porto, of the Universidade Católica Portuguesa, includes the Curricular Unit "Final Internship and Report", which began with the internship in the Emergency Department and ended in the Intensive Care Unit between 05-09-2023 and 17-12-2023. The main objective is to explain the development of specialist nurses' skills through a descriptive and self-reflective methodology based on the most current scientific evidence. It is divided into three chapters that develop the following themes: "Safe care", "Skills development" and "Professional learning". The first chapter describes the reflection on the conceptualization of safe care and the specialized interventions to promote a safe therapeutic environment, both in care provision and in the management of human and material resources, as tools for patient safety promotion. It also describes the impact of safe care on the quality of nursing care provided to critically ill patients, focusing on the responsibility of institutions to create a safety culture that allows nurses to openly talk about the safety of the care they provide. The second chapter addresses the specialized competencies in both internship settings based on the specific competencies and quality standards of care in this area. This chapter reflects on the interventions for the humanization of care and the identification of the factors influencing patient satisfaction and the strategies for health promotion, with reference to discharge planning, the process of preventing complications and functional readaptation. Improvement projects developed with the aim of preventing complications and promoting safe care are presented: training on "Reporting: what, how and why?"; patient identification bracelet; effective communication in health care transition; manual for the approach to the patient with acute supra-ST myocardial infarction and their in-hospital transport to the haemodynamic laboratory. Describes the interventions that promote well-being, identifies the activities and specialized skills in caring for the person, family/caregiver experiencing critical illness and/or organ failure and the dynamization of the response in emergency situations, from conception to action. It reflects on the organization and management of care by developing a best practice procedure on eye care to critically ill patients in the intensive care unit. It concludes with an exposition on the maximization in the intervention and prevention and control of infection, presenting promoting strategies and an improvement project on blood collection, preservation and transport (blood cultures). The final chapter focuses on the common competence of specialist nurses in professional learning, addressing professional experience and its relationship with self-knowledge, reflecting on and exemplifying how specialist nurses facilitate learning processes. The objectives were achieved, being evident in the development of knowledge and specialized skills. There is a reflection on the role of the specialist nurse in the promotion of safe care, as the identification, analysis and control of potential risks that may threaten the quality of nursing care to critically ill patients is essential.porEnfermagem médico-cirúrgicaPessoa em situação críticaCuidado seguroCuidados ocularesMedical-surgical nursingCritical careSafe careEye careDo cuidado seguro e intervenção especializada à qualidade dos cuidados à pessoa em situação críticaFrom safe care and specialized intervention to quality care for the critically illmaster thesis203323548