Fernandes, Anna Carolina Boechat ChavesAmaral, Maria Leonor de Jesus Pereira2024-04-222024-04-222023-12-072023-10http://hdl.handle.net/10400.14/44725This thesis focuses on the influencer marketing market in Portugal and in the Generation Z demographic, concentrating on the effect Instagram fashion influencers’ sponsored posts have on the trustworthiness of the Instagram users/followers in them. The goal was to assess whether being a micro versus macroinfluencer has an impact on trust, if sponsorships negatively impact trustworthiness and if explicit disclosures can mitigate negative effects. A survey was implemented and allowed to conclude that there’s no influence on trust by having more or less followers, that sponsorships do worsen trustworthiness and that explicit disclosures alleviate these negative outcomes. This research highlights the importance of transparent and honest disclosures when it comes to sponsorships on Instagram.Esta tese foca-se no mercado de influencer marketing em Portugal e na demográfica da Geração Z, concentrando-se no efeito que os posts patrocinados das influencers de moda do Instagram têm na confiança dos usuários e seguidores de Instagram neles(as). O objetivo foi aferir se ser micro ou macroinfluencer tem um impacto na confiança, se os patrocínios impactam negativamente a confiança, e se as identificações explícitas podem mitigar estes efeitos negativos. Um questionário foi implementado e permitiu concluir que não há influência na confiança ao ter mais ou menos seguidores, que os patrocínios efetivamente pioram a confiança, e que as identificações explícitas aliviam estas consequências negativas. Esta investigação destaca a importância de uma identificação transparente e honesta quando se trata de patrocínios no InstagramengInfluencer marketingFashionInstagramPortugalSponsorshipsTrustDisclosuresGen ZModaPatrocíniosConfiançaIdentificaçãoDoes Gen Z trust in Instagram fashion influencers? An analysis of the portuguese contextmaster thesis203493877