Rocha, Maria Lúcia daPinto, Mónica Catarina Pires Soares2017-10-032017-07-132017http://hdl.handle.net/10400.14/22914A realização deste relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, e incide sobre os estágios desenvolvidos na Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital central da região metropolitana do Porto e na Delegação Regional do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica. Pretendo com este relatório apresentar uma análise crítico-reflexiva sobre os saberes e competências de enfermagem desenvolvidas em contexto de estágio. Desta forma, tentei agrupar o maior número de experiências capazes de contribuir no desenvolvimento de competências que capacitassem para a prestação diferenciada de cuidados à pessoa e família em situação crítica. A estrutura do mesmo teve em atenção os domínios de competências comuns do Enfermeiro Especialista segundo a Ordem dos Enfermeiros, e as competências e objetivos preconizados no Guia de Estágio da Universidade Católica Portuguesa. Adotou-se uma metodologia descritiva/refletiva que teve por base uma pesquisa bibliográfica, mobilização de conceitos adquiridos na componente teórica do curso e onde foi considerada a vivência pessoal, profissional e académica. O relatório foi estruturado em 3 partes. Na introdução faço uma breve contextualização dos aspetos mais relevantes. No desenvolvimento menciono o percurso realizado em estágio, onde evidencio a consolidação de conhecimentos e competências desenvolvidas assim como identifico situações problema e soluções como oportunidade de melhoria. A conclusão espelha as minhas reflexões a nível pessoal e numa perspetiva futura em relação à profissão. Desta experiência, saliento o desenvolvimento de competências na intervenção de enfermagem em contexto do doente crítico, na gestão de equipas multidisciplinares, na prestação de cuidados seguros para o doente de forma a valorizar a profissão e a importância do enfermeiro especialista. Concluo que o percurso de estágio foi um processo de aprendizagem prática em reposta às necessidades do doente crítico, tendo atingido os objetivos de forma autónoma, levando ao desenvolvimento pessoal e profissional com ganhos para a saúde para o doente, profissão e disciplina.This report is presented in the scope of the curricular unit of the Master's Degree in Nursing with Specialization in Medical-Surgical. This report focuses on the intership developed in an Intensive Care Unit of a central and university hospital in the metropolitan area of Porto and in the Northern Regional Delegation of the National Institute of Medical Emergency. It is my intention to present a critical-reflexive analysis on the nursing knowledge and skills developed in the context of the different stages. So, I tried to cluster the largest number of experiences that could contribute to the development of competencies that would enable the provision of differentiated care for the patient and his family in critical situations. The structure of this report took into account the common skills of the Specialist Nurse according to the Nurses' Order, and the competencies and objectives recommended in the Training Guide of the Portuguese Catholic University. In the preparation of this report, a descriptive/reflective methodology was adopted based not only on a bibliographic research and mobilization of concepts acquired in the theoretical component of the course but also on the personal, professional and academic experience. This report was structured in 3 parts. In the introduction, a brief contextualization of the most relevant aspects is made. In the development, I mention the course carried out in the intership pointing out knowledge consolidation and skills developed as well as identifying problems and solutions as an opportunity for improvement. The conclusion mirrors my personal reflections on an individual basis and a future perspective of the profession. From this experience, I emphasize the development of competencies on the nursing intervention in the field of the critically ill patient, in the management of multidisciplinary teams and in the provision of safe care for the patient in order to value the profession and the relevance of the specialist nurse. I conclude that this stage was a practical learning process in response to the needs of the critically ill patient, having achieved the goals autonomously, leading to personal and professional growth with health gains for the patient, profession and discipline.porDoente críticoEnfermagemCompetênciaConhecimentoCritical ill patientNursingKnowledgeCompetenceUm passo para cuidados de excelênciamaster thesis201759500