Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daBarros, Paula Cristina Fernandes de2019-05-202019-05-202015-09-112015http://hdl.handle.net/10400.14/27667A Inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas regulares persiste em ser uma questão ponderada no sentido de proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo aqueles que que apresentam características distintas. Assim, aos alunos com NEE se deve proporcionar um clima de igualdade educativa e social, de forma a promover a igualdade de oportunidades, bem como uma adequada preparação para a vida ativa, ou seja, para a sua integração no mercado de trabalho. O presente Relatório tem como finalidade responder à seguinte Como incluir os alunos com Síndrome de Bardet-Biedl numa turma regular? Como desenvolver as suas capacidades cognitivas? Com este trabalho pretendemos demonstrar que, com o desenvolvimento adequado de estratégias, estes alunos aumentam as suas capacidades e minimizam as suas dificuldades/barreiras aquando a ocorrência da cegueira total. Assim, verificamos que a participante deste estudo, alcançou melhorias a nível dos processos cognitivos. Foi uma aluna sempre incluída na turma de referência, revelando apenas alguma divergência, em termos cognitivos e relacionais em relação aos seus pares.Inclusion is still a much debated issue nowadays so that it may provide a quality teaching to every student, even those who have different features. Therefore, students with special educational needs (SEN) must be given social and educational equality, not only to promote equal opportunities, but also to prepare them to the active life, that is, to the professional life. This report aims to answer the following question: uld you use so that the students carrying the Bardet- Biedl syndrome may keep /increase their cognitive abilities, in a regular teaching class? This essay claims to show that, by developing the suitable strategies, students can improve their abilities and overcome their difficulties / obstacles, when total blindness occurs. Finally, the student target of this essay has always been included in the reference class and has achieves cognitive improvements, although showing some lag in relation to their peers.porInclusãoSíndrome de Bardet-BiedlNecessidades Educativas Especiais (NEE)InclusionBardet Biedl SyndromeSpecial Educational Needs (SEN)Como incluir os alunos com Síndrome de Bardet-Biedl numa turma regular? Como desenvolver as suas capacidades cognitivas?master thesis201688549