Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartGraça, Ana Filipa Morais2020-09-282020-09-282020-04-202020http://hdl.handle.net/10400.14/30995As organizações de hoje enfrentam cada vez mais desafios, as mudanças vividas pelas mesmas são cada vez mais frequentes, bem como as crises que são cada vez mais recorrentes. Como tal há cada vez uma maior necessidade em pensar as organizações de forma diferente, entender os diversos elementos e potenciá-los, repensar as formas de gestão. Sendo a comunicação interna um campo também em constante evolução, que apresenta diversas capacidades para auxiliar à gestão da organização e à concretização dos seus objetivos. O Grupo EDP não fica indiferente a estes novos paradigmas, sempre reconhecido como inovador, no que toca ao campo da gestão e da própria forma como comunica. Porém tem diversos desafios, como o facto de marcar presença em diversas geografias e de se tratar de uma organização que lidera milhares de colaboradores. Assim encontra-se em permanente alarme quanto à possibilidade de potenciar a gestão positiva das suas pessoas bem como dos elementos constituintes à organização. A comunicação interna trata-se no Grupo EDP disso mesmo, uma forma de auxilio à gestão positiva da organização. Nesta dissertação foi possível compreender a urgência de tomar a comunicação interna como relevante, mas acima de tudo estratégica, de forma a que a mesma possa cumprir da melhor forma todas as suas potencialidades. Na medida em que a comunicação interna não só informa, como promove a visão e a partilha de uma cultura comum, reconhece os colaboradores, motiva-os, envolve-os e incita-os ao compromisso com a organização. Culminando assim na enorme capacidade estratégica da promoção de um ambiente organizacional positivo, em que os colaboradores se sentem mais felizes e, por sua vez, são mais produtivos.Today's organizations face more and more challenges, the changes experienced by them are more and more frequent, as well as the crises that are more and more recurrent. As such, there is an increasing need to think differently about organizations, understand the various elements and enhance them, and rethink management methods. Internal communication is also a field in constant evolution, which has several capacities to assist the management of the organisation and the achievement of its objectives. The EDP Group is not indifferent to these new paradigms, always recognised as innovative, in the field of management and the way it communicates. However, it has several challenges, such as the fact that it is present in several countries and that it is an organisation that leads thousands of employees. Thus, it is in permanent alarm about the possibility of enhancing the positive management of its people as well as of the elements that make up the organization. Internal communication within the EDP Group is a form of aid to the positive management of the organisation. In this dissertation it was possible to understand the urgency of taking internal communication as relevant, but above all strategic, so that it can best fulfil its potential. Insofar as internal communication not only informs, but also promotes the vision and sharing of a common culture, it recognises employees, motivates them, involves them and encourages them to commit to the organisation. Culminating in the enormous strategic capacity to promote a positive organizational environment, in which employees feel happier and, in turn, more productiveporComunicação internaComportamento organizacional positivoGestão de pessoasFelicidadeInternal communicationPositive organizational behaviorPeople managementHappinessO papel estratégico da comunicação interna do grupo EDP para o desenvolvimento de um ambiente organizacional positivomaster thesis202508625