Lourenço, MargaridaRainha, Cláudia Bargão D' Arbuez Gomes2014-07-102014-07-102014-06-152014http://hdl.handle.net/10400.14/14796O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e retrata o meu percurso experienciado nos diferentes contextos de assistência à criança/ jovem e família com vista ao desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências no que concerne à minha atuação e intervenção como futura Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica. Desenvolver competências no âmbito do desenvolvimento de normas de qualidade nos Cuidados de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica foi o objetivo geral que me acompanhou durante todo o percurso da unidade curricular Estágio. Esta temática é um pilar da prestação de cuidados de enfermagem avançada no âmbito da saúde infantil e pediatria, ao definirem-se as normas específicas para atendimento pediátrico é possível desenvolver estratégias para a promoção de normas de qualidade de prestação de cuidados, numa perspetiva de melhorar a qualidade de vida do utente pediátrico. Visando aumentar os seus conhecimentos, apliquei a revisão sistemática de literatura como ferramenta de investigação, pois, baseando a prática na melhor evidência científica, os enfermeiros alicerçam as suas decisões, avaliam a sua prática e sabem se os resultados pelos quais estão a ser avaliados são adequados e aceites. O investimento na formação dos enfermeiros vai também garantir um melhor desempenho na prestação de cuidados. No Módulo II que decorreu nos serviços de Consultas Externas de Pediatria e Internamento de Pediatria, do Hospital de Cascais - Dr. José de Almeida, as atividades foram desenvolvidas no âmbito da articulação de cuidados entre o hospital e os agrupamentos de centros de saúde, na promoção da melhoria de cuidados prestados no âmbito da alimentação no primeiro ano de vida da criança e na melhoria da satisfação profissional da equipa de enfermagem. Estas atividades foram conduzidas com sucesso de forma a desenvolver competências da área da organização e gestão de qualidade dos cuidados de enfermagem. No Módulo III que decorreu no Hospital Cuf Descobertas, nos serviços de Urgência Pediátrica e Neonatologia, as atividades foram conduzidas para atuar no projeto, já implementado, de follow-up após alta, elaboração de folhetos para os pais e produção de uma norma de atuação na preparação para a alta do Recém-Nascido internado na neonatologia. As atividades foram dirigidas com êxito de forma a desenvolver competências da área da prestação de cuidados à criança / jovem e família em situação de especial complexidade e no contributo para a melhoria da qualidade assistencial. Visando a melhoria da qualidade na abordagem do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, concluí que o Enfermeiro Especialista é protagonista nas intervenções inerentes ao planeamento da saúde e na definição de políticas e estratégias de saúde. Desta forma promove o cuidado holístico centrado na família, assegurando que as crianças e seus encarregados de educação têm acesso a conhecimentos e aprendizagem de habilidades em todas as fases de sua experiência.The present report was written in the context of the Master’s Course in Child and Paediatric Health Nursing and it reveals the author’s experiences in the different contexts of the child/youth and family assistance with a view to the development of knowledge, capabilities and skills as far as her future role and intervention as Child and Paediatric Health Nurse Specialist is concerned. Develop skills in the development of quality standards in Nursing Care in Child and Paediatric Health was the overall objective that the author always had in mind during the course unit known as “Traineeship”. This subject is one of the main pillars in the providing of advanced nursing care in the context of child health and paediatrics: By defining the specific norms for paediatric assistance, it is possible to develop strategies for promoting the quality standards for the providing of care, with a view to improving the patient’s quality of life. On the other hand, by referring to the best scientific evidence, the nurses establish their decisions, assess their practice and know if the results by which they are going to be evaluated are appropriate and approved. The investment in the nurses’ training will also ensure a better performance in the provision of care. In Module II - which took place in the Paediatrics Outpatient Appointments Department and in the Paediatrics Inpatient Department of Cascais Hospital - Dr. José de Almeida – the author’s activities were developed in the context of the joint provision of care by the hospital and the health centre clusters, with a view to improving the care that is provided in the specific field of nourishment during the child’s first year, as well as improving the job satisfaction of the nurses in the different teams. These activities were successful and allowed the acquisition of skills in the organization and quality management of the nursing care. In Module III - which took place in the Paediatrics and Neonatology Emergency Department of the CUF Descobertas Hospital – the author took part in the already implemented project of the patients’ post-discharge follow-up, as well as in the creation of information leaflets for parents and of a standard behavioural procedure for the Neonatology inpatients’ discharge preparation. The activities were successful, allowing the acquisition of skills in the field of care provision for children/youths and families in particularly complex situations and in the contribution for the improvement of the quality of care. With the purpose of improving the quality of the nurse’s performance in the context of the Child and Paediatric Health Nurse Specialist, the author concludes that the Nurse Specialist has a main role in the activities that are part of the health planning procedures and in the definition of health policies and strategies, thus promoting the holistic care based in the family and ensuring that the children and their parents or guardians have access to the knowledge and the learning of skills throughout their contact with the healthcare providers.porNormas de qualidadeEnfermagemCriançaFamíliaQuality standardsNursingChildFamilyPromoção de normas de qualidade dos cuidados de enfermagem em saúde infantil e pediátricamaster thesis203013549