Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesNunes, Maria Catarina Dias2018-09-112017-12-132017http://hdl.handle.net/10400.14/25641O presente estudo, intitulado “O Trabalho de Projeto no âmbito da Prova de Aptidão Profissional no Ensino Profissional de Música: o caso da ESPROARTE”, inscreve-se na problemática do desenvolvimento dos valores e competências “que os jovens devem adquirir como ferramentas indispensáveis para o exercício de uma cidadania plena, ativa e criativa na sociedade da informação e do conhecimento em que estamos inseridos” (Martins, G. O., 2017) e da melhoria das práticas pedagógicas. Pretende-se, neste sentido, analisar e refletir sobre a possibilidade de se materializar uma das componentes da Prova de Aptidão Profissional (PAP) da ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela) em Trabalhos de Projeto (TP) que, a partir dos interesses e motivações dos alunos, possam traduzir-se no desenvolvimento de competências fundamentais capazes de habilitar jovens alunos para um papel mais ativo e participativo na sociedade atual, bem como para o real contexto de trabalho. Esta investigação, de cariz essencialmente qualitativa, seguiu uma abordagem metodológica de estudo de caso e teve como participantes os vinte e sete alunos do 3º ano, de nível 4 de qualificação profissional que, durante o ano letivo 2016/2017, frequentaram os cursos profissionais: Curso de Instrumentista de Cordas e de Tecla (CICT) e o Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão (CISP), na ESPROARTE, Mirandela. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e participante, notas de campo registadas em diário, os inquéritos por questionário e a análise documental das evidências provenientes dos TP desenvolvidos pelos alunos no âmbito da PAP. As técnicas de análise, tratamento e interpretação de dados considerados para esta investigação foram: a análise estatística e de conteúdo das respostas fechadas e aberta ao inquérito por questionário e a análise de conteúdo das reflexões finais produzidas pelos alunos e que constam dos relatórios escritos dos TP. Os resultados obtidos permitiram concluir que o TP contribuiu diretamente para o desenvolvimento de competências fundamentais para a inserção profissional e social dos alunos enquanto músicos, bem como para a sua formação ao longo da vida.This study, entitled "The project Work within the Professional Aptitude Test in Vocational Education: the case of ESPROARTE", enlists the problem of the development of the values and skills "that young people must acquire as essential tools to the exercise of a full, active and creative citizenship in the information and knowledge society in which we operate" (Martins, G. O., 2017), and the improvement of educational practices. It is intended, in this sense, to analyze and to reflect on the possibility to materialize one of the components of the Professional Aptitude Test (PAT) of the ESPROARTE (Professional School for Art of Mirandela) Essays of Projects (EP) which, from the interests and motivations of the students, can result in the development of fundamental skills able to enable young students to a more active and participatory role in the society as well as for the actual work context. This investigation, essentially qualitative, followed a methodological approach of study of the case and had as its participants the twenty seven students of the third grade, level 4 of professional qualification which, during the scholar year 2016/2017, attended these professional courses: Strings and Keyboards Professional Course for Performance (CICT) and the Winds and Percussion Professional Course for Performance (CISP) at ESPROARTE, Mirandela. The techniques which were applied to the collection and production of data were : the direct and participant observation of the researcher as guiding teacher of the EP, surveys and the evidence from the EP developed by students within the PAT. The techniques of the analysis, processing and interpretation of the data considered for this investigation were: statistical analysis and content of closed and open responses to the survey and the analysis of content of the final reflections produced by the students and in the written reports of the EP. The results obtained allowed to conclude that the EP contributed directly to the development of fundamental skills for professional and social insertion of students as musicians, as well as for their lifelong learning.porTrabalho de projetoProva de aptidão profissionalEnsino profissional de músicaCompetências-chave da nova geraçãoEssay of projectProfessional aptitude testProfessional music educationSkills of the new generationO trabalho de projeto no âmbito da prova de aptidão profissional no ensino profissional de música : o caso da ESPROARTEmaster thesis201958775