Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da SilvaSilva, PauloCampos, BrunoCadeco, Guilhermina Maria Rios da Fonseca Salgado2024-06-262024-06-262024-02-292023-10http://hdl.handle.net/10400.14/45614Os atuais museus de ciência em Portugal, têm, na sua essência, uma origem semelhante. Os seus acervos constituem-se pelos bens materiais que foram adquiridos durante o processo de criação de institutos politécnicos, antigas escolas industriais e universidades, servindo como materiais de apoio ao ensino. Há, portanto, bastante informação histórica relativa à criação das escolas e respetivos laboratórios criados para o ensino, onde se integram estas coleções. Estes bens incluem material impresso (manuais, publicações e catálogos da época) e equipamentos e objetos científico-didáticos para lecionar a componente prática dos cursos em espaços específicos, denominados de estabelecimentos auxiliares de ensino, e são, sempre que possível, também eles, espólio dos museus. Durante a segunda metade do século XIX houve um investimento considerável para a época de forma a equipar e manter atualizados os gabinetes e laboratórios que auxiliavam as aulas. O museu do ISEP é herdeiro de todos esses instrumentos que refletem o que é, ainda hoje a sua bandeira institucional “saber fazer”. À medida que os equipamentos iam ficando desatualizados, deixando de cumprir a função, eram armazenados e substituídos por novos. Os equipamentos foram guardados sujeitos a três mudanças de espaços físicos que o ISEP sofreu. Conjuntamente com os equipamentos foram guardados também os catálogos, manuais e publicações, tais como os materiais de avaliação dos alunos (exames, provas escritas, de desenho, maquetes, etc.) e toda a documentação associada à escola (correspondência, atas, contratos, matrículas, entre muitos outros), que pertencem hoje ao Arquivo Histórico. A natureza destes acervos técnico-científicos implica um diagnóstico muito complexo que conjuga uma análise do estado de conservação da materialidade das peças, com toda a informação relacionada com a sua produção, uso e desafetação do serviço. Os equipamentos e instrumentos foram sendo guardados sem nenhum tipo de preparação ou inativação. E foi dessa forma que as peças chegaram até nós. Tratam-se, em geral, de peças compostas de diferentes materiais que interagiram ou continuam a interagir entre si, originando patologias muito específicas, que não podem ser resolvidas com a simples transferência procedimental de outras áreas da conservação e restauro. Assim, torna-se necessário averiguar todo o percurso de vida das peças por forma a planificar as distintas abordagens de conservação e restauro e musealização, o que implica o envolvimento geracional da comunidade científica que lhe é inerente, e que se revela crucial na tomada de decisão no processo de seleção e de gestão das intervenções. Por norma, as intervenções realizadas no Museu do ISEP, respeitam critérios de uso, mantendo sempre que possível a identidade de cada peça, ou conjunto, em detrimento de uma apresentação meramente estética. A realização deste trabalho, visa contribuir para traçar diretrizes de intervenção e gestão deste tipo de espólios dada a escassez de informação disponível sobre o assunto em Portugal e na Europa de um modo geral.The Portuguese science museums have a similar origin. Their collections are based on the instruments and models bought to practical teaching by every Polytechnic school, Old Industrial institutes and universities to be used - in classes by the professors to teach and practice. Hopefully, there is much information about these instruments, the schools they are in and their laboratories. Along with the objects, most of these schools have a great deal of information as books and catalogues that became part of the collection. During the second half of the XIX century, it was made a considerable economic investment considering the period, to keep the laboratories updated. The ISEP Museum has inherited these instruments and models -and the moto still is the knowledge and the know-how. To fulfill the need of keeping the laboratories updated originated a considerable amount of disposable equipment and objects, as they were substituted by new ones. Those instruments and models were stored in spaces to be forgotten. ISEP location has changed trees times, and fortunately the equipment and models came along. With them, all the documentation about the school, as catalogues, books and the academic documents from the students were kept and became part of our collection of the historic archive. The nature of these technical-scientific collections implies a very complex diagnosis that combines an analysis of the state of conservation of the materiality of the pieces, with all the information related to their production, use and disposal of service. The equipment and instruments were stored without any type of preparation or inactivation. And that is how the pieces came to us. These are, in general, pieces made up of different materials that have interacted or continue to interact with each other, causing very specific pathologies, which cannot be resolved with a simple procedural transfer from other areas of conservation and restoration. Therefore, it becomes necessary to investigate the entire life path of the pieces to plan the different approaches to conservation, restoration and museumization, which implies the generational involvement of the scientific community that is inherent to it, and which proves to be crucial in taking decisions in the selection and management process of interventions. At the ISEP Museum we try to preserve the historical integrity, keeping any information that the object may have, stabilizing it and keeping it in an environment minimizing further deterioration. As a museum, we also care about their original appearance since they are musealized. This dissertation intended to add a new methodology how to conserve considering the lack of information are about protocols to be applied to this collection.porColeções científicasMuseu do ISEPEletroquímicaPilha de Grenet e LeclanchéConservaçãoScientific collectionsISEP museumElectrochemistryGrenet cellsLeclanché cellsConservationA coleção científica do museu do ISEP : abordagem à conservação e restauro a partir de dois casos de estudo : as pilhas de Grenet e Lechanchémaster thesis203559649