Martins, António Manuel AlvesGonçalves, João Diogo Silva2021-05-032021-05-032021-04-282021http://hdl.handle.net/10400.14/32870Hodiernamente, o termo «Auschwitz» significa imensamente mais do que apenas o nome de um lugar. O maior campo de extermínio construído pelos nazis passou a ser o símbolo da dor, da angústia e da morte de milhões de pessoas. Sob o totalitarismo bárbaro de Adolph Hitler, os fornos crematórios incineravam, ininterruptamente, uma geração inteira não só de judeus, mas de todos aqueles que não fossem considerados dignos pelo regime do III Reich. Nesta dissertação são recolhidas interpelações postas por algumas das vítimas do Holocausto, relacionando-as com a reflexão teológica que surgiu depois desse período obscuro da História humana. A teologia, perante acontecimento tão hediondo, teve de reconsiderar os paradigmas que sustentavam a sua arquitectura, a fim de dar maior atenção ao aparente silêncio Deus diante do mal e do sofrimento humano. Esta nova forma de o saber teológico abordar o sofrimento, consagrou uma nova época para a reflexão, pois apercebeu-se que era urgente uma teologia «depois de Auschwitz».Currently, the term «Auschwitz» means much more than just the name of a location. The largest extermination camp built by the Nazis became the symbol of pain, anguish and death of millions. Under Adolph Hitler’s barbaric totalitarianism, crematorium furnaces incinerated, uninterruptedly, an entire generation not only of Jews, but of those not considered dignified by the III Reich regime. In this dissertation a number of questions asked by Holocaust’s victims are collected, relating them to the theological reflection that emerged after this dark period of human history. Theology, faced with such a heinous event, had to reconsider the paradigms that supported its architecture, in order to give further attention to the apparent silence of God in face of evil and human suffering. This improved way of theological approach to suffering, consecrated a new era of reflection, since it realising the urgency of a theology «after Auschwitz».porSofrimentoDeus depois de AuschwitzTeodiceiaO problema do malSilêncio de DeusElie WieselHolocaustoSolução finalJudeusShoáEtty HillesumDietrich BonhoefferSufferingGod after AuschwitzTheodicyThe problem of evilSilence of GodHolocaustFinal solutionJewsShoaDe profundis clamavi ad te, Domine : pensar e acreditar depois de Auschwitzmaster thesis202711250