Soares, Diana Rafaela LopesThomé, Isabella Macedo2024-09-252024-09-252024-07-092024-07http://hdl.handle.net/10400.14/46699É objetivo geral deste estudo explorar as perspetivas dos estudantes de Ensino Superior sobre a relação pedagógica estabelecida com os seus professores, bem como sobre os efeitos que esta pode ter na sua aprendizagem significativa. Utilizando uma metodologia qualitativa, recorreu-se a um questionário elaborado para o efeito, composto por 7 questões de resposta aberta, visando captar as perceções dos estudantes sobre a relação pedagógica e a aprendizagem significativa. A recolha de dados decorreu em duas etapas: na primeira, com 2 estudantes, na qual se realizou uma reflexão falada sobre as dimensões mais relevantes a considerar na identificação dos efeitos percebidos entre a relação pedagógica e a aprendizagem significativa, o que possibilitou a criação do questionário de recolha de dados; a segunda, envolveu a aplicação online do questionário de perguntas abertas a 40 estudantes. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes destacou aspetos positivos na relação pedagógica com seus professores, como a disponibilidade, comunicação aberta e uma aprendizagem individualizada. Esta relação foi vista como promotora de um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz. A discussão sugere que a qualidade da relação pedagógica tem um impacto direto na motivação, envolvimento e compreensão dos conteúdos por parte dos estudantes.The overall objective of this study is to explore the perspectives of higher education students on the pedagogical relationship established with their professors, as well as the effects this relationship can have on their meaningful learning. Using a qualitative methodology, a questionnaire was developed for this purpose, consisting of 7 open-ended questions aimed at capturing students' perceptions of the pedagogical relationship and meaningful learning. Data collection occurred in two stages: in the first stage, with 2 students, a spoken reflection was conducted on the most relevant dimensions to consider in identifying the perceived effects between the pedagogical relationship and meaningful learning, which enabled the creation of the data collection questionnaire; the second stage involved the online application of the open-ended questionnaire to 40 students. The results showed that the majority of participants highlighted positive aspects in the pedagogical relationship with their professors, such as availability, open communication, and individualized learning. This relationship was seen as promoting an inclusive and effective learning environment. The discussion suggests that the quality of the pedagogical relationship has a direct impact on students' motivation, engagement, and understanding of the content.porAprendizagem significativaRelação pedagógicaEstudantesEnsino superiorMeaningful learningPedagogical relationshipStudentsHigher educationRelação pedagógica e aprendizagens significativas no ensino superior : as perspetivas dos estudantesmaster thesis203691725