Roldão, Maria do Céu NevesDiani, Joana de Lourdes Marques dos Santos2023-01-252023-01-252018-06-202017http://hdl.handle.net/10400.14/39999A presente dissertação tem como tema «Desenvolvimento Profissional dos Professores: Supervisão e Avaliação». A partir desta temática pretende-se estudar como as práticas de Supervisão Pedagógica e de Avaliação do Desempenho Docente contribuem para o Desenvolvimento Profissional dos Professores. Estudos recentes revelam que «a formação de um profissional não pode ser confundida com a mera frequência de cursos (Machado et al., 2014, p. 149, 154, 155)». Ao profissional da educação, é fundamental que a sua formação esteja ligada também aos aspetos concretos da vida da escola e do trabalho que o Professor tende a desenvolver (ibidem). As práticas de Supervisão Pedagógica e de Avaliação do Desempenho Docente são as estratégias mais indicadas nas últimas décadas, para permitir maior envolvimento dos docentes na vida da escola. Porque, a Supervisão Pedagógica não se limita simplesmente à fase da formação inicial da carreira do professor, «é um processo, contínuo e dinâmico, que tem em conta o desenvolvimento profissional do professor (Alarcão & Tavares, 2013)». E a Avaliação de Desempenho, quando elaborada de forma sistemática e científica, ajuda a identificar as causas deficientes; possibilita estabelecer uma perspectiva de desenvolvimento com a participação ativa do próprio professor; fornece indicadores, critérios e objetivos para que cada participante do processo busque o máximo do seu desempenho (Friozi, 2009). Para a materialização deste estudo, baseamo-nos em procedimentos dos dois modelos de investigação de referência: o método qualitativo e o método quantitativo. E como instrumento de recolha de dados: o questionário, a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Seguiu-se a análise dos conteúdos, categorizando os dados da entrevista. O que permitu chegar às primeiras considerações de que os membros da Direção da Escola e os Professores reconhecem e estão conscientes da importância e da necessidade da Supervisão Pedagógica e da Avaliação do Desempenho Docente a que são submetidos, o que facilita a implementação de novos métodos e práticas que promovam o seu desenvolvimento.The present dissertation is entitled «Professional Development of Teachers: Supervision and Evaluation». From this theme we intend to study how the practices of Pedagogical Supervision and Evaluation of Teaching Performance contribute to the Professional Development of Teachers. Recent studies reveal that 'the formation of a professional can not be confused with the mere frequency of courses' (Machado et al., 2014, p.149, 154, 155). It is fundamental to the education professional that his or her education is also linked to the concrete aspects of school life and the work that the teacher tends to develop (ibid.). The Pedagogical Supervision and Teaching Performance Evaluation practices are the most indicated strategies in the last decades, to allow greater involvement of the teachers in the life of the school. Because Pedagogical Supervision is not limited to simply the initial training phase of the teacher's career, «it is a continuous and dynamic process that takes into account the professional development of the teacher (Alarcão & Tavares, 2013) ». And the Performance Assessment, when elaborated in a systematic and scientific way, helps to identify the deficient causes; makes it possible to establish a development perspective with the active participation of the teacher himself; provides indicators, criteria and objectives so that each participant in the process seeks maximum performance (Friozi, 2009). For the materialization of this study, we are based on procedures of the two models of reference research: the qualitative method and the quantitative method. And as an instrument of data collection: the questionnaire, the semi-structured interview and the documentary analysis. Content analysis followed, categorizing interview data. This makes it possible to arrive at the first considerations that the members of the School Direction and the Teachers recognize and are aware of the importance and necessity of the Pedagogical Supervision and Evaluation of the Teaching Performance to which they are submitted, which facilitates the implementation of new methods and practices that promote its development.porDesenvolvimentoProfissionalProfessoresSupervisão e avaliaçãoDevelopmentProfessionalTeachersSupervision and evaluationDesenvolvimento profissional do professor : supervisão e avaliaçãomaster thesis201986787