Ribeiro, Célia dos PrazeresCaramelo, Ana Sofia Saraiva2018-01-232020-02-282017-12-202017http://hdl.handle.net/10400.14/23932A Universidade é um espaço de excelência, onde os estudantes podem frequentar o curso que gostam e onde encontrarão colegas e professores que são elementos fundamentais para a sua integração, motivação e, consequente, sucesso académico. O presente estudo teve, assim, como principal objetivo: conhecer as perceções sobre a motivação académica e o empowerment psicológico dos estudantes da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, bem como a sua relação. O tipo de investigação realizado foi de cariz quantitativo, descritivo, transversal e correlacional, em que foram aplicadas a Escala de Empowerment Psicológico e a Escala de Motivação Académica (EMA) a uma amostra constituída por 88 estudantes que frequentavam as licenciaturas em gestão e em ciências biomédicas, o Mestrado em Gestão e o Mestrado Integrado em Medicina Dentária, no ano letivo de 2016/2017. Os resultados obtidos evidenciam uma relação positiva e significativa entre empowerment psicológico e motivação académica, que os estudantes se encontram em geral motivados no seu percurso académico e percecionam um empowerment psicológico moderadamente elevado. Assim, consideramos que para potenciar o empowerment psicológico e a motivação académica dos estudantes do ensino superior é importante que os professores auxiliem os estudantes a se tornarem mais autónomos e responsáveis no e pelo seu processo de aprendizagem, tornem as aulas mais dinâmicas e interativas, promovam o trabalho de grupo, façam com que os conteúdos programáticos das disciplinas sejam mais interessantes e pertinentes para a sua vida profissional futura.The University is a space of excellence, where students can attend the course they like and where they will find colleagues and teachers who are fundamental elements for their integration, motivation and, consequently, academic success. The main objective of the present study were: to understand the perceptions about the academic motivation and the psychological empowerment of the students of the Universidade Católica Portuguesa de Viseu, as well as their relationship. The type of research was quantitative, descriptive, cross and correlational, in which the Psychological Empowerment Scale and Academic Motivation Scale (EMA) were applied to a sample of 88 students who attended the courses in Management and in Biomedical Sciences, the Master in Management and the Integrated Masters in Dental Medicine, in the academic year 2016/2017. The results obtained show a positive and significant relationship between psychological empowerment and academic motivation that the students are generally motivated in their academic course and perceive a moderately high psychological empowerment. Thus, we consider that to enhance the psychological empowerment and the academic motivation of students in higher education it is important that teachers help students become more autonomous and responsible on and by their learning process, make the lessons more dynamic and interactive, to promote the group, make the syllabus of subjects more interesting and relevant to your future professional life.porEstudantes do ensino superior universitárioEmpowerment psicológicoMotivação académicaUniversity higher education studentsPsychological empowermentAcademic motivationEmpowerment psicológico e motivação académica de estudantes do Ensino Superior Universitáriomaster thesis201831929