Pires, Maria Laura Bettencourt2025-05-282025-05-282015-01-012182-7605http://hdl.handle.net/10400.14/53452Com o lançamento deste número celebramos o início do quarto ano depublicação da Gaudium Sciendi. O balanço do trabalho até agora realizado é positivo tal como se verifica através do aumento do número de consultas ao siteda revista na Internet e do fluxo constante de propostas de publicação, tanto em Português como em Inglês e Francês. Uma das características da revista é o facto de ser electrónica e de acesso aberto. Este atributo tanto pode ser considerado positivo como negativo, conforme a visão dos nossos leitores. O debate sobre os benefícios da "tecnoliteracia" é actualmente um dos tópicos mais discutidos, sobretudo na área da educação. Relativamente à interacção entre a palavra e a imagem, sabemos que, apesar de terem identidades próprias, a combinação do verbal e do icónico promove e intensifica novas interpretações do texto, por isso, escolhemos a chamada "abordagem das múltiplas literacias" para a Gaudium Sciendi. Concluímos o Editorial com referências aos diferentes artigos.With the publication of this number we celebrate the 4th year of Gaudium Sciendi. The balance of the work done up to now is positive as we can conclude from the increase of the number of visitors to our site and the permanent flow of proposals for publication in Portuguese, English and French. One of the distinguishing characteristics of our review is the fact that it is on-line and open access. This may be considered both positive and negative, according to our readers' perspective. The debate about the advantageof "technoliteracy" is one of the most discussed topics nowadays mainly in the scope of education. As to the interaction between word and image, we know that, in spite of having their own identities, thecombination of the verbal and the iconic promotes and intensifies new interpretations of the text, we have, therefore, chosen the so-called "multiple literacy approach" for Gaudium Sciendi. To conclude the Editorial we make several references to the different articles.porMúltiplas literaciasTecnoliteraciaBalanço positivo do trabalhoMultiple literaciesTechnoliteracyPositive evaluation of the publicationEditorial: as múltiplas literaciaseditorial10.34632/gaudiumsciendi.2015.2743