Carapeto, Maria JoãoArouca, Sónia Estefânia Mendes2013-12-112013-12-112013-07-102013http://hdl.handle.net/10400.14/13422A aquisição de comportamentos adaptativos e a autonomia na sua apresentação na vida quotidiana é uma das preocupações dos Pais e Educadores que acompanham diariamente crianças, jovens e adultos com perturbações do desenvolvimento. Enquanto estes comportamentos são adquiridos de modo quase informal pela generalidade das crianças e jovens, nestes casos requerem uma intervenção especializada sistemática e eventualmente intensiva. Este estudo consiste num estudo de caso, com elementos de plano de sujeito único, cujos objetivos são caracterizar os comportamentos da Terapeuta e da Criança ao longo de uma intervenção destinada a promover o comportamento de pentear-se, e avaliar o impacto final desta intervenção. Os participantes são uma Terapeuta Ocupacional, uma Adolescente com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo e sua Mãe. Foi utilizado um sistema de categorias para observação direta de comportamentos na interação terapêutica, incluindo comportamentos da Adolescente (pentear, recusar, etc.) e da Terapeuta (antecedentes, como fornecer instruções ou apoio físico; ou contingentes, como fornecer feedback ou observar), e um questionário de comportamentos de autonomia a que a Mãe respondeu antes e depois da intervenção, em contexto de entrevista. Todas as sessões da intervenção (catorze) foram gravadas em vídeo, de forma a poder-se depois codificar todos os comportamentos. Procedeu-se depois à análise da frequência tendência e variabilidade dos comportamentos ao longo da intervenção. Em geral, a Mãe avalia de forma positiva a intervenção, reportando que a adolescente se penteia muitas vezes de forma autónoma em casa. Os resultados são analisados e discutidos face à literatura existente, bem como as limitações do estudo, contributos para a prática em contextos educativos e sugestões para investigação futura.The acquisiton of adaptive behaviors and their autonomous use in daily life is a preoccupation of Parents and Educators of youth and adults persons with developmental disorders. These behaviors use to be learned easily, in informal ways by young people, but require specialized, systematic and intensive interventions in these cases. This work is a case study, with some single-case design characteristics, organized around the objectives of describing the therapist and children behaviors across an intervention designed to promote the combing hair behavior, and assessing the final benefits of the intervention. Participants are an occupational therapist, an adolescent with a diagnosis of Autism Spectrum Disorder, and her mother. As assessment instruments, a system of behavioral categories was designed to the direct observation of the therapeutic interaction, including adolescent (combing, refusing, etc.) and therapist behaviors (antecedents, as giving instructions or physical support; and contingent, as providing feedback or observing), and a questionnaire about autonomy behaviors to be answered by the mother in interview context, before and after the intervention. All fourteen sessions were video recorded, in order to the posterior codification of behaviors. An analysis of frequencies, tendencies and variability of behaviors across the intervention was performed. In general, the mother perceives the outcome of the intervention as positive, reporting that her daughter combs her hair many times, by herself, at home. The results are discussed in the context of the existent literature, as are this study limitations, its contributions to the practice in educational contexts, and suggestions to future research.porPerturbação do Espectro do AutismoComportamento adaptativoHabilidades de auto cuidadoEstudo de casoIntervenção terapêuticaAutism Spetrum DisorderAdaptive behaviorSelf-care skillsCase studyTherapeutic interventionAquisição de comportamentos adaptativos num caso de perturbação do Espectro do Autismomaster thesis