Andrade, Ana MineiroMoita, MaraNunes, Rita Magda Teixeira Leonardo2022-06-082022-06-082020-07-242020-02http://hdl.handle.net/10400.14/37856O vocabulário é uma componente da linguagem através da qual as crianças, desde o nascimento, adquirem informações, fulcrais ao seu desenvolvimento global e na construção do conhecimento. Neste âmbito, pretende-se contribuir para o estudo de como as crianças Surdas adquirem e compreendem o vocabulário (palavras/gestos). Para este efeito, o presente estudo incide na criação e na primeira aplicação da Prova de Avaliação Lexical para Alunos Surdos (PALAS), enquanto possível instrumento de avaliação para crianças Surdas em Português Europeu (PE) e em Língua Gestual Portuguesa (LGP). A criação deste instrumento é pertinente porque, em Portugal, existem alguns testes/provas para avaliar diferentes componentes da linguagem, mas que não estão validados para a população Surda. Este trabalho tem como objetivo estruturar um elemento de avaliação lexical para crianças Surdas pré-linguísticas, com e sem ajudas técnicas, entre os 7;00 e os 10;11 anos de idade, que frequentem o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração baseou-se em critérios de estruturação de outros testes (Sua Key, E.; Tavares, M.ª Dulce & Santos, M.ª Emília; 2014 – Grelha de Observação da Linguagem: Nível Escolar; Sua Key, E. & Tavares, M.ª Dulce; 2011 – TALC: Teste de Avaliação da Linguagem na Criança). Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente sobre o desempenho linguístico de 136 crianças (sendo 40 Surdas e os 96 ouvintes). Globalmente, conclui-se que o desempenho, das crianças Surdas, é melhor em LGP do que em PE independentemente das variáveis em estudo, sendo o desempenho das crianças ouvintes em PE superior, em comparação com as crianças Surdas. Concluise que o desempenho dos Surdos, nas duas línguas, é proporcional à sua idade.Vocabulary is a component of language through which children, from birth, acquire information that is central to their overall development and knowledge building.In this context, we intend to study how deaf children acquire and understand the vocabulary (words/gestures). For this purpose, this study focuses on the creation and first application of the Lexical Assessment Test for Deaf Students (PALAS), as a possible assessment tool for these students in European Portuguese (PE) and in Portuguese Sign Language (LGP). The creation of this instrument is relevant because, in Portugal, there are some tests/proofs to assess different components of the language, but which are not validated for the deaf population. This study aims to structure a lexical assessment element for pre-linguistic deaf children, with and without technical assistance, between 7;00 and 10;11 years of age, who attend the 1st cycle of basic education. The development was based on criteria for structuring other tests (Sua Key, E.; Tavares, M.ª Dulce & Santos, M.ª Emília; 2014 - Language Observation Grid: School Level; Sua Key, E. & Tavares, M.ª Dulce; 2011 - TALC: Language Assessment Test in Children). The data were analysed quantitatively and qualitatively on the linguistic performance of 136 students (40 being deaf and the remaining listeners). Overall, it is concluded that the performance of Deaf children is better in LGP than in PE regardless of the variables under study, with the performance of hearing children in PE being higher, compared to Deaf children. It is concluded that the performance of Deaf, in both languages, is proportional to their age.porLinguagem/vocabulárioBilinguismoEducação de crianças surdasPALASLanguage/vocabulary skillsBilingualismDeaf children educationPALAS (Test of Lexical Evaluation for Deaf Children)Avaliação do vocabulário em crianças surdas : a construção e contributo da prova de avaliação lexical para alunos surdosmaster thesis202901289