Mineiro, AnaSantos, Maria EmíliaFaria, Sofia de Sacadura Botte Lynce de2021-03-192021-03-192020-12-212020http://hdl.handle.net/10400.14/32293O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os vários subsistemas da linguagem oral em crianças com surdez pré-lingual, severa a profunda, utilizadoras de Implante Coclear (IC), dispositivo que possibilita a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral através da via auditiva. Dados sobre esta matéria em crianças a adquirir o Português Europeu são escassos e, muitas vezes, circunscritos, apenas, a certos aspetos da linguagem. Para além do estudo empírico feito com crianças surdas com IC e seus pares normoouvintes, procurámos enquadrar o trabalho fazendo uma revisão da literatura sobre: a) anatomia e fisiologia da audição, avaliação audiológica, tipos de surdez, próteses auditivas e implantes cocleares; b) aquisição e desenvolvimento dos vários subsistemas da linguagem oral e formas de avaliação; e c) aquisição e desenvolvimento da linguagem oral em crianças surdas utilizadoras de IC. Neste estudo foi analisada a linguagem oral de 19 crianças surdas com IC, entre os três e os nove anos de idade cronológica e os dois e os sete anos de idade auditiva (isto é, tempo decorrido desde a ativação do processador do IC), e de 38 crianças normo-ouvintes, emparelhadas por idade auditiva e por idade cronológica, constituindo, assim, dois grupos de comparação com 19 crianças cada. De forma a estudar-se os diferentes subsistemas da linguagem foi necessário utilizar vários instrumentos como medidas de linguagem: o Teste Fonético-Fonológico ALPE (TFF-ALPE), que avalia o desenvolvimento fonológico através da nomeação de imagens; o Teste de Avaliação da Linguagem na Criança (TALC), que avalia componentes de compreensão (semântica e morfossintaxe) e expressão (semântico, morfossintaxe e pragmática), e foi ainda analisada a linguagem espontânea através da Extensão Média do Enunciado em palavras (EME-p). Foi também avaliado o impacto da idade auditiva e do modo de comunicação preferencial (comunicação oral ou comunicação total) nos resultados linguísticos alcançados pelas crianças surdas utilizadoras de IC. No geral, verificou-se nas crianças surdas com IC uma tendência para a estabilização tardia do inventário consonântico e a presença de processos fonológicos, a nível da sílaba e do segmento, que tendem a persistir ao longo do tempo. Os resultados revelaram também que as crianças da amostra com mais tempo de uso de IC, particularmente a partir dos 5;0 anos de idade auditiva, apresentavam um inventário consonântico mais completo e um decréscimo no uso de processos fonológicos. Paralelamente, os resultados obtidos no desenvolvimento semântico e no desenvolvimento da pragmática (TALC) foram adequados à sua idade auditiva. Por outro lado, verificou-se um fraco desenvolvimento na morfossintaxe (TALC), e valores na EME-p substancialmente inferiores, mesmo considerando a idade auditiva. O modo de comunicação preferencial não teve impacto no desenvolvimento da linguagem oral. A EME-p correlacionou-se positiva e significativamente com o TALC (compreensão e expressão), mostrando que esta medida de linguagem espontânea é também um indicador válido do desenvolvimento da linguagem para esta população infantil. Podemos concluir que o desenvolvimento da linguagem oral de crianças surdas com IC não é uniforme entre os vários subsistemas de linguagem avaliados, verificando-se níveis de proficiência idênticos aos de crianças com desenvolvimento típico (considerando a idade auditiva) na semântica e na pragmática, mas acompanhados de um sistema fonológico imaturo e de um desenvolvimento morfossintático inferior ao dos seus pares normo-ouvintes emparelhados por idade auditiva. Em adição, a EME p, enquanto medida global do desenvolvimento da linguagem, também revelou valores substancialmente inferiores, mesmo tendo em conta o tempo de audição robusta (i.e., tempo de uso de IC) destas crianças.The main goal of the present work is to analyze the several oral language subsystems in children with prelingual severe-to-profound hearing loss who use cochlear implant (CI). The CI is a device that enables the acquisition and development of language through the auditory pathway. Data regarding children with CI, acquiring European Portuguese is limited and several times restricted to certain language matters. On top of the empiric study performed to deaf children with CI and their respective normally-hearing peers, we envisaged introducing the work by showing a literature revision regarding: a) anatomy and physiology of hearing, audiology evaluation, types of deafness, hearing aids and cochlear implants; b) acquisition and development of the several oral language subsystems and respective forms of assessment; and c) acquisition and development of oral language in deaf children with CI. In this study, we analyzed the language of 19 deaf children with CI with three to nine years of chronological age and two to seven years of hearing age (meaning the time elapsed since the activation of the CI processor). Additionally, we constitute two comparison groups, with 19 normal hearing children each (with a total of 38) paired by hearing age and chronological age, with the group of deaf children with cochlear implants. Moreover, we implement several instruments as language measures, to study the different language subsystems, namely: Teste Fonético-Fonológico ALPE (TFFALPE), that assesses phonological development through the naming of pictures; Teste de Avaliação da Linguagem na Criança (TALC), which encompass receptive language (semantics and morphosyntax) and expressive language (semantics, morphosyntax and pragmatics). Furthermore, it was also analyzed spontaneous speech samples through Mean Length of Utterance in words (MLU-w) and also, the impact of the hearing age and preferred communication mode (oral communication or total communication) on the linguistic results achieved by deaf children CI users. In general, deaf children with CI exhibit a tendency towards a late stabilization of the consonant inventory and the presence of phonologic processes, at the syllable and segment level, tend to persist over time. The results also revealed that the children in the sample with more extended use of CI, particularly from 5 years of hearing age on, had a more extensive consonant inventory and a decrease in the use of phonological processes when compared to deaf children with less time of implant experience. Moreover, the obtained results in the semantics and pragmatics (TALC) were adequate to their hearing age. On the other hand, there was a weak development in the morphosyntax (TALC), and the values in the EME-p were substantially lower, even considering the hearing age. The preferred communication method did not affect the development of oral language. The EME-p was positively and significantly correlated with TALC (comprehension and expression), illustrating that the measurement of spontaneous language through this index is also a valid indicator of language development in this population. In conclusion, language development in deaf children with CI was not uniform regarding the several language subsystems assessed. Moreover, we identify proficiency levels in deaf children with cochlear implants similar to their normal hearing peers (considering their hearing age) in the semantics and pragmatics; on the other hand, an immature phonological system and a morphosyntactic weak development were also attested in the group of deaf children, based on their hearing age. In addition, the EME-p, a global measure of language development, also revealed substantially lower values, even taking into account the length of children's robust auditory experience (i.e. hearing age).porUtilizadores de implantes cocleares pediátricosLinguagem oralPediatric cochlear implant usersOral languageLanguage subsystemsMean length of utterance in words (MLU-w)Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral em crianças portuguesas surdas com implantes coclearesdoctoral thesis101568274