Veiga, FranciscoAndrade, António2020-09-142020-09-142020-06Veiga, F., Andrade, A. (2020). Avaliação de apps utilizadas em contexto educativo. In A. Rocha, B.E. Peréz, F.G. Peñalvo, M.M. Miras, R. Gonçalves (eds.), Proceedings of CISTI’2020 - 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Seville, Spain, 24-27 June 2020. (6 p. ). Massachusetts: Iberian Association for Information Systems and Techonologies97817281672449789895465903http://hdl.handle.net/10400.14/30915Nos últimos anos assistimos a um aumento contínuo na utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, mais concretamente na aplicação das tecnologias móveis dentro e fora da sala de aula. Em vez de indiferença ou recusa esta tendência é um aproveitamento do potencial latente e um esforço de adaptação da escola à importância da tecnologia na sociedade. Novas formas de ensinar e aprender utilizando o smartphone permitem o desenho de atividades que utilizem apps como ferramenta didática para serem usadas em contexto de sala de aula. O objetivo deste estudo é encontrar um conjunto de indicadores que permitam aos professores avaliar as apps de um reportório que tenham utilizado, ou que estejam ou pretendam utilizar em contexto educativo e que desejem partilhar com a comunidade para facilitar a sua adequada adoção. Fica fora do âmbito deste trabalho a problemática dos eventuais impactos do uso do smartphone na memória, na atenção ou em outras dimensões cognitivas: focamo-nos essencialmente no seu potencial como meio que explicita conhecimento e incrementa a motivação e a colaboração. Assim, chegamos a uma proposta de análise organizada em três categorias e 23 atributos.Lately we have seen a continuous increase in the use of technologies in teaching and learning processes and more specifically in the use of mobile technologies inside and outside the classroom. Rather than indifference or refusal, this tendency is a harnessing of latent potential and an effort to adapt school to the importance of technology in society. New ways of teaching and learning using the smartphone allow the design of activities that apply apps as a didactic tool for use in the classroom. The aim of this research is to find a set of indicators that permit teachers to evaluate apps from a repository they have used, are using or intend to use in educational context and want to share with the community to facilitate their proper adoption. The problem of the possible impacts of the use of the smartphone on memory, attention or other cognitive dimensions is out of the scope of this work: we focused essentially on its potential as a means to explicit knowledge and increase motivation and collaboration. So, we propose an analysis organized into three categories and 23 attributes.porEnsinoTecnologiaSmartphoneAppQualidadeEducationTechnologySmartphoneQualityAvaliação de apps utilizadas em contexto educativoEvaluation of apps used in an educational contextconference object10.23919/CISTI49556.2020.914096485089027407000612720600163