Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daMota, Elvira Carvalho2025-07-172025-07-172025-07-042025-05http://hdl.handle.net/10400.14/53963A violência contra crianças e adolescentes persiste como um problema social complexo e multifacetado, com impactos negativos duradouros no seu desenvolvimento. Nesse contexto, a parentalidade positiva emerge como uma estratégia promissora para mitigar esses efeitos e fomentar um ambiente familiar saudável e protetor. A presente pesquisa qualitativa, de natureza empírica, investigou a influência do programa de parentalidade positiva "Crescer Aprendendo" no desenvolvimento infantil de crianças matriculadas em três escolas municipais (EMEF Leolina Batista Ramos, CEI Fernanda Brito e CEI Maria Elcir Oliveira) no município de Aquiraz, Ceará, Brasil. O programa visa fortalecer os vínculos entre a comunidade educativa e as famílias, promovendo o desenvolvimento integral das crianças por meio de encontros parentais temáticos. A pesquisa envolveu a participação de mães de alunos, técnicos da secretaria municipal, gestores escolares e profissionais do programa. A coleta de dados foi realizada através de observação participante nos encontros parentais e entrevistas semiestruturadas com os diferentes atores envolvidos. Os principais resultados indicam uma percepção generalizada de melhoria no desenvolvimento infantil, fortalecimento dos laços familiares e escolares, e mudanças positivas nas práticas parentais após a implementação do programa. As mães relataram maior diálogo e paciência com os filhos, enquanto gestores e professores observaram um ambiente escolar mais acolhedor e engajado. A pesquisa demonstra o potencial de programas de parentalidade positiva como o "Crescer Aprendendo" para romper o ciclo de violência e promover um futuro mais promissor para as crianças.Violence against children and adolescents persists as a complex and multifaceted social problem, with lasting negative impacts on their development. In this context, positive parenting emerges as a promising strategy to mitigate these effects and foster a healthy and protective family environment. This qualitative, empirical research investigated the influence of the positive parenting program "Growing Up Learning" on the child development of children enrolled in three municipal schools (EMEF Leolina Batista Ramos, CEI Fernanda Brito and CEI Maria Elcir Oliveira) in the city of Aquiraz, Ceará, Brazil. The program aims to strengthen the bonds between the educational community and families, promoting the integral development of children through thematic parenting meetings. The research involved the participation of mothers of students, technicians from the municipal department, school administrators and professionals from the program. Data collection was carried out through participant observation in the parenting meetings and semi-structured interviews with the different actors involved. The main results indicate a general perception of improvement in child development, strengthening of family and school ties, and positive changes in parenting practices after the implementation of the program. Mothers reported greater dialogue and patience with their children, while administrators and teachers observed a more welcoming and engaged school environment. The research demonstrates the potential of positive parenting programs such as "Growing Up Learning" to break the cycle of violence and promote a more promising future for children.porParentalidade positivaAcolhimentoEncontros parentaisDesenvolvimento infantilEscolaFamíliaPositive parentingWelcomingParental meetingsChild developmentSchoolFamilyRompendo o ciclo de violência : influência da parentalidade positiva no desenvolvimento infantilmaster thesis203969340