Amado, João Daniel NevesFreitas, Ana Raquel Aguiar de2021-01-052021-01-052019-11-192019http://hdl.handle.net/10400.14/31547Os hábitos de sono têm um papel essencial em todo o processo de desenvolvimento, estado emocional e funcionalidade nos diferentes domínios da vida da criança. Nos últimos anos temos assistido ao crescente interesse por esta temática, emergindo num conjunto de estudos em relação ao sono na infância e centrados na perceção parental e infantil e nas crenças subjacentes ao sono e ao adormecer. No percurso que o presente documento reflete é evidenciada a forma como foram adquiridas e desenvolvidas as competências preconizadas para um Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e para o grau de Mestre. Com base na descrição e reflexão sobre uma intervenção comunitária no âmbito da promoção de hábitos de sono em crianças em idade pré-escolar de um agrupamento de escolas da área de influência de a Unidade de Cuidados na Comunidade de um Agrupamento de Centros de Saúde da Região Norte. O trabalho está estruturado segundo a metodologia do Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes (1982). Para o diagnóstico de situação foi utilizado o questionário Children´s Sleep Habits Questionnaire. Os dados obtidos revelam a importância de uma maior ênfase na temática do sono infantil, bem como uma maior necessidade de acompanhamento e envolvimento parental nos hábitos de sono e rotinas de dormir. Através da priorização por consenso de peritos, a prioridade de intervenção centrou-se nos focos de intervenção onde o Índice de Perturbação do Sono calculado evidenciou os valores mais elevados: duração do sono, parassonias e sonolência diurna. Foi elaborado e implementado um projeto de intervenção comunitária para reduzir o impacto que estas necessidades possam provocar na vida destas crianças, assim como nas dinâmicas familiares. Após a implementação das intervenções foi comparado o Índice final com o inicial, tendo-se verificado a existência de ganhos em saúde com as intervenções implementadas. Salienta-se que a família constitui o primeiro suporte da criança, quando lhe faltam competências e conhecimentos necessários para responder às necessidades desta surgem situações de negligência parental que trazem repercussões negativas para a sua saúde física e mental. O papel dos professores, educadores de infância e enfermeiros no apoio à resolução é de coadjuvar na adoção de práticas para uma higiene de sono adequada, na fomentação de rotinas estruturadas e no acompanhamento das situações mais específicas inerentes ao sono e rotinas. Torna-se fundamental sensibilizar e formar estes grupos profissionais para a identificação das situações, desenvolvimento e dinamização de estratégias potenciadoras de hábitos de sono estruturados e sustentados. Este poderá ser considerado um problema de saúde pública, a ser trabalhado pelos diferentes organismos com competências em matéria de promoção, proteção e capacitação/empoderamento.Sleep habits play an essential role in the whole process of development, emotional state and functionality in the different domains of a child's life. In recent years we have witnessed a growing interest in this topic, emerging in a set of studies on sleep in childhood focused on parental and child perception and beliefs underlying sleep and falling asleep. In the course that this document reflects, it is evidenced how the competences recommended for a Community Nursing Specialist Nurse and for the Master degree were acquired and developed. Based on the description and reflection on a community intervention in the promotion of sleep habits in preschool children of a cluster of schools in the area of influence of the Community Care Unit of a Regional Health Center Cluster North. The work is structured according to the Imperatori and Giraldes Health Planning methodology (1982). To diagnose the situation, the Children's Sleep Habits Questionnaire was used The data obtained reveal the importance of a greater emphasis on the theme of infant sleep, as well as a greater need for monitoring and parental involvement in sleep habits and sleeping routines. Through prioritization by expert consensus, intervention priority was focused on intervention foci where the calculated Sleep Disorder Index showed the highest values: sleep duration, parasomnia and daytime sleepiness. A community intervention project was designed and implemented to reduce the impact these needs may have on these children's lives, as well as on family dynamics. After the implementation of the interventions, the final index was compared with the initial one, and there were health gains with the implemented interventions. It is emphasized that the family is the first support of the child, when they lack the necessary skills and knowledge to respond to their needs, situations of parental neglect arise that have negative repercussions for their physical and mental health. The role of teachers, early childhood educators and nurses in supporting resolution is to assist in adopting practices for proper sleep hygiene, in fostering structured routines and in monitoring the more specific situations inherent in sleep and routines. It is essential to sensitize and train these professional groups to identify situations, develop and streamline strategies that enhance structured and sustained sleep habits. This could be considered a public health problem to be addressed by the different bodies with competencies in the field of promotion, protection and empowerment.porCrianças pré-escolarPerturbações do sonoHigiene do sonoEnfermagem saúde comunitáriaEmpoderamentoPreschool childrenSleep disordersSleep hygieneCommunity health nursingEmpowermentEnfermeiro promotor de hábitos saudáveis : relato de diagnóstico e intervenção no sono da criança em idade pré-escolarThe nurse as healthy habit promoter : diagnostic reporting and intervention in the child's sleep in pre-school agemaster thesis202461947