Cavicchini, AndreaRovai, Matilde Aylin Giuliana Alfreda2025-11-132025-11-132025-07-112025-03-20http://hdl.handle.net/10400.14/55647This thesis investigates the perception of responsible leadership through the lens of Generation Z's values and perspectives. Through this research, we aim to identify the attributes that Generation Z considers essential for a responsible leader and their perceptions of these abilities. A qualitative study was conducted utilizing in-depth interviews with Gen Z individuals to ascertain their expectations of a responsible leader. This study uses a qualitative method to determine the appropriateness of Responsible Leadership among Generation Z and its implications for their relationships. Interviews indicate that Generation Z leaders seek responsible, transparent, and values-oriented leadership, and they consider RL's sustainable economic, social, and environmental results, aligned with the Triple Bottom Line, to be advantageous. Ultimately, when Generation Z enters the workforce, their expectations for leaders to prioritize social responsibility and sustainability will influence leadership paradigms. This research contributes to the literature on leadership and generational cohorts.Esta tese investiga a perceção da liderança responsável através da lente dos valores e perspectivas da Geração Z. Através desta investigação, pretendemos identificar os atributos que a Geração Z considera essenciais para um líder responsável e as suas percepções dessas capacidades. Foi realizado um estudo qualitativo utilizando entrevistas em profundidade com indivíduos da Geração Z para determinar as suas expectativas relativamente a um líder responsável. Este estudo utiliza um método qualitativo para determinar a adequação da Liderança Responsável entre a Geração Z e as suas implicações para as suas relações. As entrevistas indicam que os líderes da Geração Z procuram uma liderança responsável, transparente e orientada para os valores, e consideram vantajosos os resultados económicos, sociais e ambientais sustentáveis da RL, alinhados com o Triple Bottom Line. Em última análise, quando a Geração Z entrar no mercado de trabalho, as suas expectativas de que os líderes dêem prioridade à responsabilidade social e à sustentabilidade influenciarão os paradigmas de liderança. Esta investigação contribui para a literatura sobre liderança e coortes geracionais.engCorporate social responsibilityCultura de trabalhoEstilos de gestãoGeneration ZGeração ZLiderança responsávelManagerial stylesResponsabilidade social das empresasResponsible leadershipTriple bottom lineWorkplace cultureUnderstanding generation Z’s perception of responsible leadership : expectations and future implicationsCompreensão da perceção da geração Z sobre liderança responsável : expectativas e implicações futurasmaster thesis203971450