Martins, HugoCruz, Sónia2023-02-082023-02-0820129789898525154http://hdl.handle.net/10400.14/40164– Nesta comunicação apresenta-se uma experiência desenvolvida com duas turmas do ensino básico aquando do estudo da Revolução de Abril na disciplina de História. Através da realização de um jogo didático, os alunos tiveram a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos em contexto sala de aula. Em termos de investigação foi nosso propósito analisar o envolvimento dos alunos na realização de um jogo em contexto sala de aula, atendendo, em particular, à colaboração e à competitividade entre os alunos. Os resultados obtidos foram bastante interessantes visto que apresentam peculiaridades entre os dois ciclos: os alunos mais novos destacam a entreajuda (6.ºano) e os mais velhos destacam a competitividade (9.ºano). Apesar desta realidade, independentemente do ciclo, constata-se uma grande adesão dos alunos à entrada dos jogos em sala de aula como forma de consolidar conhecimentos.porJogo da glória digital – um estudo sobre o envolvimento dos alunos no ensino básicoconference object