Morais, Ricardo AlexandreSimões, Bernardo Maria de Seabra Neves de Carvalho2022-03-022022-09-032021-12-092021-06http://hdl.handle.net/10400.14/36847A competitividade de Portugal é um tema de intenso debate. Várias perspetivas e assunções foram tidas ao longo das últimas décadas sobre a melhor forma de o fazer. No entanto, constata-se que as abordagens definidas não são eficazes na atual divisão internacional do trabalho. Na presente dissertação sugere-se olhar para a cultura nacional para definir o modo de competir nesse cenário. Essa sugestão nasce da identificação de três características idiossincráticas da cultura portuguesa: o particularismo, o tradicionalismo e o policronismo. Reconhece-se que a competitividade deve estar assente em competências organizacionais e não em recursos tais como a cultura organizacional. Para o caso das empresas exportadoras portuguesas, identificam-se três competências organizacionais valiosas, raras e difíceis de imitar: a customização, a modularidade e a agilidade. Ora, da relação entre estes dois conceitos – cultura nacional e vantagem competitiva – resulta uma estratégia de diferenciação premium: a flexibilidade premium. Segundo esta, a competitividade de Portugal está assente em valores particularistas, tradicionais e policrónicos e traduz-se numa oferta customizada, modular e ágil, cobrada internacionalmente a um preço premium. Os concorrentes reconhecem esses processos como superiores. No entanto, assumem que não os conseguem imitar. A compreensão desse fenómeno levou a que se sugerisse a criação de uma curva de valor portuguesa. Para estudo desta hipótese, adotou-se um estudo de caso único exploratório. Optou-se por um caso representativo de uma PME exportadora portuguesa: a M&A Creative Agency. Esta é uma empresa que presta serviços de publicidade, marketing e comunicação. A análise do caso permitiu concluir que estamos perante um caso sólido de flexibilidade premium: as ofertas são altamente customizadas, aceitam e valorizam realizar encomendas modulares, e a agilidade é extrema de forma a garantir o máximo de urgência possível na execução das encomendas. Identificou-se nessa análise determinados fatores de customização, modularidade e agilidade no presente estudo de caso. As descobertas levaram a sugerir a criação de um Índice de Flexibilidade Premium. Argumenta-se que esse Índice possa servir para benchmarking entre empresas e inclusivamente indústrias em termos de flexibilidade premium.Portugal's competitiveness is a subject of intense debate. Several perspectives and assumptions have been made over the last decades about the best way to do it. However, it is noted that the defined approaches are not effective in the current international division of labor. In this dissertation it is suggested looking at the national culture to define how to compete in this scenario. This suggestion arises from the identification of three idiosyncratic characteristics of Portuguese culture: particularism, traditionalism, and polychronism. It is recognized that competitiveness should be based on organizational capabilities and not on resources such as organizational culture. In the case of Portuguese exporting companies, three valuable, rare, and difficult to imitate organizational capabilities are identified: customization, modularity, and agility. Now, the relationship between these two concepts - national culture and competitive advantage - results in a premium differentiation strategy: premium flexibility. According to this, Portugal's competitiveness is based on particularistic, traditional and polychronic values and translates into a customized, modular, and agile offer, charged internationally at a premium price. Competitors recognize these processes as superior. However, they assume they cannot imitate them. The comprehension of this phenomenon led to the suggestion of the creation of a Portuguese value curve. To study this hypothesis, a single exploratory case study was adopted. A representative case of a Portuguese exporting SME was chosen: M&A Creative Agency. This is a company that provides advertising, marketing, and communication services. The case analysis allowed us to conclude that this is a solid case of premium flexibility: the offers are highly customized, they accept and value modular orders, and the agility is extreme to guarantee the maximum possible urgency in the execution of orders. Certain factors of customization, modularity, and agility were identified in this case study. The findings led to suggest the creation of a Premium Flexibility Index. It is argued that such an Index can serve for benchmarking across companies and even industries in terms of premium flexibility.porCultura nacionalFlexibilidade premiumEstudo de casoPortugalM&A Creative AgencyNational culturePremium flexibilityCase studyCultura nacional e vantagem competitiva em mercados de exportação : o caso da M&A Creative Agencymaster thesis202894401