Camargo, Maria Adriana de A. P.Rocha, Thelma ValériaSilva, Susana Costa e2018-10-252018-10-252016Camargo, M.A.A.P., Rocha, T.V., Silva, S.C. (2016) Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras. Revista Brasileira de Gestão De Negócios 18, n. 62, p. 570-5921806-4892http://hdl.handle.net/10400.14/25835Objetivo – Analisar a influência das estratégias de marketing sobre o processo de internacionalização das franquias brasileiras considerando os diferentes estágios que estas se encontram na atuação internacional. Metodologia – Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, sendo desenvolvidos três estudos de caso com redes de franquias brasileiras do segmento de calçados e vestuário: duas empresas com participação ativa e uma com alto envolvimento no exterior. Seis diretores e gerentes de marketing dessas empresas foram entrevistados. Resultados – Verifica-se que as redes de franquias entrevistadas praticam a padronização do seu marketing mix, mas possuem menor preocupação com as atividades de coordenação, concentração e integração dos movimentos de marketing. Contribuições – Recomendações para gestores em diferentes estágios de internacionalização e um conjunto de sugestões para futuras pesquisas sobre o uso das estratégias de marketing e marcas em mercados emergentes.porMarketing internacionalestratégia de marketing globalfranchising internacionalfranquias brasileirasfranquiasEstratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileirasjournal article10.7819/rbgn.v18i62.280484994890791000387592900004