Rita, MiguelSabatucci, Caterina2024-09-232024-09-232024-06-272023http://hdl.handle.net/10400.14/46633This study examines the engagement of Generation Z students enrolled in Higher Education Institutions (HEIs) in Portugal with online second-hand marketplaces. Through a mixed-methods approach, the research identifies key drivers such as convenience and environmental consciousness that influence platform usage, while also exploring potential barriers. The findings reveal a significant inclination towards trading clothing items, aligning with the trends observed in broader second-hand markets. The study contributes to the literature on Gen Z consumer behavior and offers practical implications for the development of student-centric second-hand marketplaces.Este estudo analisa o envolvimento dos estudantes da Geração Z inscritos em Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal com os mercados onlins de segunda mão. Através de uma abordagem de métodos mistos, a investigação identifica como principais factores, a conveniência e a consciência ambiental, que influenciam a utilização da plataforma, e explora as potenciais barreiras. Os resultados revelam uma inclinação significativa para o comércio de artigos de vestuário, alinhando-se com as tendências observadas em mercados de segunda mão mais alargados. O estudo contribui para a literatura sobre o comportamento do consumidor da Geração Z e sugere implicações práticas para o desenvolvimento de mercados de segunda mão centrados nos estudantes universitários.engGeneration ZHigher education institutionsOnline second-hand marketplacesGen Z consumption behaviorCircular economyOnline shoppingSustainabilityPortugalGeração ZInstituições de ensino superiorMercados de segunda mãoComportamento do consumidorEconomia circularCompras onlineSustentabilidadeExploring Gen Z student engagement with an innovative online second-hand marketplace : a study on HEI students in PortugalExplorando o engajamento dos estudantes da geração Z com mercados de segunda mão online : um estudo sobre estudantes de instituições de ensino superior em Portugalmaster thesis203663950