Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo deUchôa, Karolyne Ângela Nobre2019-04-122019-02-062018http://hdl.handle.net/10400.14/27404Como todos os estudos com a população educacional são válidos para uma melhoria no ensino, com o sofrimento patogénico e a segurança psicológica não é diferente, mas um melhor conhecimento neste âmbito juntamente com a comunidade docente pode ser determinante na qualidade do trabalho e do ensino. A amostra foi constituída por 173 professores de uma escola secundária pública, de Braga, com o objetivo de saber se estes profissionais padecem de sofrimento patogénico e se têm segurança psicológica. Assim, para proceder a esta investigação foram aplicados os instrumentos: o Inventário de Riscos de Sofrimento Patogénico no Trabalho – IRST (Mendes, 1999; 2003) e o instrumento Segurança Psicológica (Edmondson, 1999). Em relação ao sofrimento patogénico, foram identificados dois fatores: a falta de sentido do trabalho e o esgotamento mental. Nos resultados, foi encontrada uma associação positiva e estatisticamente significativa entre os dois fatores do sofrimento patogénico em relação ao número de turmas atribuídas aos professores. Ao avaliar a segurança psicológica, foram detetadas diferenças estatisticamente significativas em relação ao tempo de serviço, pois os professores com mais de 20 anos de experiência apresentaram maior segurança psicológica.As all studies involving the educational population are valid for an improvement in teaching, it is no different in the case of pathogenic suffering and psychological safety; yet, better knowledge in this field, together with the teaching community, can play a key role in the quality of work and teaching. The sample consisted of 173 teachers from a state secondary school in Braga in order to know whether these education professionals suffer from pathogenic suffering and whether they have psychological safety. In order to carry out this research, the following instruments were applied: the Inventory of Risks of Pathogenic Suffering at Work - IRST (Mendes, 1999; 2003) and the Psychological Safety instrument (Edmondson, 1999). Regarding pathogenic suffering, two factors were identified: lack of meaning of work and mental exhaustion. In the results, a positive and statistically significant association was found between the two factors of pathogenic suffering in relation to the number of classes assigned to the teachers. When assessing psychological safety, statistically significant differences were detected in terms of length of service, since teachers with over 20 years of teaching experience presented greater psychological safety.porProfessoresSegurança psicológicaSofrimento patogénicoTeachersPsychological safetyPathogenic sufferingSofrimento patogénico e segurança psicológica nos docentes do ensino secundáriomaster thesis202201902