Ferreira, Cátia Sofia AfonsoPessanha, Elisa Salomé Moniz2016-09-062016-09-062016-07-272016http://hdl.handle.net/10400.14/20527Este projeto tem como objetivo compreender como é que as empresas no setor hoteleiro podem adaptar estratégias de marketing digital de modo a poderem comunicar eficazmente com os seus clientes e possíveis públicos-alvo. Assente na problemática “De que forma o ambiente digital contribuiu para as alterações de novas práticas e hábitos no turismo?”, a web e o constante aparecimento de novas redes sociais online, plataformas de comunicação e partilha de informação, têm vindo a assumir um papel fundamental nas mudanças e adaptação de comportamento dos consumidores, sendo que a tendência de uma sociedade cada vez mais digital, leva ao aparecimento de um consumidor cada vez mais exigente e informado. Tendo em conta o setor do turismo, sendo uma área de interesse e pouco explorada no sentido da sua aplicação ao marketing digital, o objetivo do projeto passará pela análise de fundamentos teóricos relacionados com o marketing e com o turismo, sendo proposto no final um plano estratégico de marketing digital para a unidade hoteleira Orange 3 House, de modo a implementar o uso de ferramentas e redes sociais online atuais consideradas adequadas para o setor. O principal objetivo será de criar relações mais próximas com os seus clientes e públicos-alvo, e de partilhar informação que estes procurem.This project aims to understand how companies, in the hotel sector, can adapt digital marketing strategies so that they can effectively communicate with their customers and possible audiences. Based on the problematic "How digital environment contributed to the changes of new practices and habits in tourism?", the web and the constant emergence of new online social media, communication platforms and information sharing, have been assuming a key role in the changes and consumer behaviour adaptation, and the trend of an increasingly digital society, leads to the emergence of a new type of consumer, that is increasingly demanding and informed. Taking into account the tourism sector, being a theme of interest and little explored in terms of its application to digital marketing, the goal of the project will include the analysis of theoretical foundations related to the marketing and tourism, being proposed at the end, a strategic plan of digital marketing for the hospitality unit Orange 3 House, in order to implement the use of current tools and online social media appropriate for the sector. The main objective will be to create closer relationships with their customers and possible audiences, and to share information they seek.porMarketing digitalConsumidorRedes sociais onlineTurismoPlano de marketing digitalDigital marketingConsumerOnline social mediaTourismDigital marketing planTendências e aplicações do marketing digital na área do turismo 2.0master thesis201279541