Araújo, Joaquim Machado deSoares, Martinha do Rosário Oliveira de Sousa Couto2013-12-092013-12-092013-07-152013http://hdl.handle.net/10400.14/13335Na passagem para o Século XXI, falar de organizações, em particular da organização educativa, é falar de incertezas e imprevisibilidades, é falar de flexibilidade e abertura constante à mudança, o que significa que passa a ser necessária uma cultura de liderança, aplicada a todas as organizações. A liderança é vista como um fenómeno ambíguo que valoriza o trabalho em equipa – liderança partilhada - e o trabalho das lideranças intermédias. É um fenómeno disperso e disseminado por toda a organização. Este trabalho descreve e reflete criticamente sobre o desempenho e o perfil de desenvolvimento de uma professora, gestora e líder, ao longo do seu ciclo de vida humana, nos diferentes níveis organizacionais: sala de aula, departamento curricular, conselho executivo e diretora. A sua motivação para a formação e a mudança foi colocada ao serviço de uma constante melhoria. Analisa ainda o funcionamento dos departamentos curriculares e o projeto de intervenção do diretor. Os conceitos de líder e gestor são também problematizados, assim como são realçadas as qualidades de um bom líder para levar a cabo os objetivos da escola, colocando-os ao serviço de uma visão estratégica.In the passage for the XXI Century, to speak of organizations, the educational organization in particular, is to speak of uncertainty and unpredictability, constant flexibility and opening to change, which calls for the need of a culture of leadership applied to all organizations. Leadership is seen as an ambiguous phenomenon that values teamwork - shared leadership - and the work of the interim leadership. It is a phenomenon that is dispersed and disseminated throughout the organization. This paper describes and reflects critically on the performance and development profile of a teacher, as a manager and a leader, throughout her life cycle, in the different organizational levels: classroom, curriculum department and board and executive director. Her motivation for formation and change always put at the service of constant improvement. It also analyzes the functioning of the departments’ curricula and the director’s intervention project. The concepts of leader and manager are also problematized, as are highlighted the qualities of a good leader for carrying out the school goals, putting them at the service of a strategic vision.porCiclo de vida profissionalTrabalho docenteCoordenaçãoGestãoLiderançaProfessional life cycleTeachingCoordinationManagementLeadershipProfessora, gestora e líder : relatório de atividade profissionalmaster thesis203019164