Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasFerreira, Maria Teresa Barreira2021-07-292021-07-292021-04-162021http://hdl.handle.net/10400.14/34318A presente dissertação tem como objetivo compreender como se configura o green gap, isto é, a dissonância entre o comportamento e os valores dos consumidores relativamente a produtos sustentáveis, em Portugal, e até que ponto as suas perceções e valores sobre a sustentabilidade influenciam as suas decisões de compra, no sentido de consumirem ou não produtos verdes. A resposta à pergunta de partida “Como se configura o green gap atualmente?” focase no consumidor português e na avaliação do seu comportamento habitual, em contrapartida com o que se define como o comportamento de um indivíduo ecologicamente consciente. Procurou-se compreender os fatores que atualmente influenciam o comportamento do consumidor verde, explorando os conceitos de comportamento do consumidor e de green marketing. São analisados fatores como a existência de uma preocupação com o verde no processo de compra. Através de questionários realizados a uma amostra de conveniência de 234 consumidores portugueses, procurou-se identificar o perfil do consumidor verde português e conhecer quais as suas prioridades no processo de compra. Concluiu-se que o preço mais elevado dos produtos verdes, comparativamente aos produtos não verdes, é o principal fator de exclusão dos mesmos de um carrinho de compras de um consumidor português.porVerdeLiving greenEcologiaConsumidorProcesso de compraGreen gapEstilos de vidaO green gap e os consumidores portugueses : motivação, práticas e impedimentos do consumo verdemaster thesis202730280