Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daCastro, Teresa de Jesus Ferreira de2015-10-212014-07-292014http://hdl.handle.net/10400.14/18514Com este trabalho pretendemos entender o novo paradigma de Inclusão averiguando junto de organizações tão diversas como: escolas, instituições, família e empresas, numa abordagem elaborada através da perspetiva dos agentes mais diretamente envolvidos, (formandos, formadores e empresários) assim como Inclusão no mercado de trabalho. Centraremos a nossa reflexão na integração e percurso do deficiente visual, no desbravar de caminhos, da escola à vida adulta. Tendo como referencia: estudo de “caso”, entrevistas, experiencia profissional, pesquisa documental e empírica. Refletiremos no percurso da escola inclusiva, da Segregação à Inclusão, orientada no princípio do respeito pela diversidade, equidade e emancipação de todos os sujeitos. O compromisso e o papel crucial da escola formadora, em qualificar e profissionalizar estes jovens é fundamental para a sua integração no meio social e laboral potenciando competências adquiridas pelo aluno, numa perspetiva funcional e de projeção no futuro. Para melhor compreensão, abordaremos a temática: da cegueira à perceção dos sentidos, dos meios digitais, à educação/profissionalização, as empresas no cumprimento das Leis laborais, perceção e aceitação na admissão de colaboradores cegos, suas contribuições para a empregabilidade e os reflexos no mundo produtivo. Como tivemos oportunidade de concluir os cegos são pessoas capazes de desempenhar funções em empregos diversos, só precisam de oportunidade e de uma formação voltada para as suas potencialidades. Se defendemos uma escola inclusiva não podemos concretizá-la efetivamente, se não houver uma saída adequada, para todos os jovens que a frequentam.With this work we aim to understand the new standard of inclusion and verify if it is applied in schools, institutions, families and businesses, by making an approach from the perspective of the agents directly involved (trainees, trainers and entrepreneurs) and also examine the inclusion in the labour market. We will focus our analysis on the integration and on the path between school and active life of the visually handicapped. To do this end, we will have as reference: study cases, perform interviews, work experience and we will do documentary research. We will reflect on the path of inclusive school, from the segregation to inclusion, oriented by the principle of respect for diversity, equity and empowerment of all subjects. The commitment and the crucial role of school, qualify and professionalise these young people is crucial for their integration in the social and labour environment, enhancing skills acquired by the student in a functional perspective and future outlook. For a better understanding, we will approach the following topics: from blindness to the perception of the senses of digital media education/professionalisation, companies in fulfillment of labor laws, perception and acceptance in hiring blind workers, their contributions to employability and the productive world. As we have concluded, blind people are able to perform functions in various jobs, they only need opportunity and training toward their potential. If we defend an inclusive school we can not achieve it effectively if there is no suitable way out for all young people who attend it.porRelatório de atividade profissionalCegueiraMercado de trabalhoInclusãoIntegraçãoFormação profissionalProfessional activity reportBlindnessLabour marketInclusionIntegrationProfessional educationDesbravando caminhos e preconceitos : jovens com cegueira : relatório de atividade profissionalmaster thesis203019938