Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartAntunes, Vera Gomes2022-12-292022-12-292022-12-052022-09http://hdl.handle.net/10400.14/39690A pandemia Covid-19 veio alterar profundamente todas as dinâmicas de trabalho e a forma como as organizações operam atualmente, sendo obrigadas a adaptar-se a esta nova normalidade, introduzindo um novo modo de trabalhar - o teletrabalho. Neste contexto, a comunicação interna começou a ganhar cada vez mais destaque, tornando-se um tema central dentro das organizações, pela forma como se prova uma mais-valia para o sucesso das mesmas. À medida que surgem estes novos desafios, é a principal tarefa da comunicação interna não só criar soluções e responder às necessidades dos colaboradores, reforçando a sua relação de comprometimento, engagement e sentimento de pertença com a organização, mas também atuar como transmissor dos valores e cultura organizacionais mesmo à distância. A presente dissertação teve como objetivo central perceber de que forma a comunicação interna se torna, de facto, um veículo de transmissão de cultura organizacional para os colaboradores que se encontravam em teletrabalho durante o começo e o decorrer da pandemia Covid-19, a partir de 2020. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso na Rádio e Televisão de Portugal, que validou as três questões de investigação estruturadas, permitindo concluir essencialmente que a comunicação interna é entendida pelos decisores da organização como um pilar indispensável da mesma, assumindo o papel fundamental de garante de qualidade e transmissora dos valores de cultura organizacional aos colaboradores em regime de teletrabalho.The Covid-19 pandemic has profoundly changed the work dynamics around the world and the way organizations currently operate, now forced to adapt to this new normality, introducing a new way of working - remote work. Following this, internal communication started to gain more prominence, becoming a central theme within organizations, due to the way it proves to be an asset to their success. As these new challenges arise, the main task of internal communication is not only to create solutions and meet the needs of employees, strengthening their relationship of commitment, engagement, and sense of belonging to the organization, but also to act as a dispatcher of organizational values and culture, even at a distance. The main goal of this dissertation was to understand how organizational culture can be experienced amongst employees who were working from home during the beginning and the course of the Covid-19 pandemic, and how internal communication became a vehicle for it. With this in mind a case study was conducted at Rádio e Televisão de Portugal, validating the three research questions that were proposed, concluding that internal communication is understood by the organization's decision-makers as an indispensable pillar, taking on new roles for assuring quality and conveying core organizational culture values to all employees working from home.porComunicação internaCultura organizacionalTeletrabalhoEngagementRádio e Televisão de PortugalInternal communicationOrganizational cultureWork from homeEngagementO impacto da comunicação interna na perceção da cultura organizacional em contexto de teletrabalho : estudo de caso : RTP - Rádio e Televisão de Portugalmaster thesis203130731