Leitão, Alexandra2017-07-182017-07-182016LEITÃO, Alexandra - A Universidade e o desenvolvimento de competências-chave para o desenvolvimento sustentável. REID - Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. ISSN 2310-0036. Vol. 1, n.º 6 (2016), p. 37-552310-0036http://hdl.handle.net/10400.14/22561The world is in rapidly changing. In many cases, societies chose unsustainable patterns of consumption based on overexploitation of resources and rapidly changing ecosystems that have changed the human relationship with Nature, placing it in an ecologically fragile position. Never before it has been so obvious that Humanity is facing huge challenges and that has to create solutions accordingly. To harmonize economic growth with Nature preservation, through a new model of development, supporting simultaneously economic prosperity, social equity and preserving the environment, requires preparing human resources that lead the transition to sustainable patterns. The intellectual and creative capital of future generations will play a crucial role, promoted by knowledge, creativity and innovation. In this context, new and great responsibilities lie on the University. The purpose of this paper is to identify and synthesize in a coherent framework the key-competences to be acquired at higher education institutions towards sustainability, based on a review and analysis of the relevant literature on Education for Sustainable Development. This paper also discusses the impact of the new sustainability agenda in the teacher's work.O mundo está em aceleradas mudanças. As sociedades escolheram em muitos casos, padrões insustentáveis de consumo baseados na sobre utilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas que mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. Nunca antes foi tão evidente que a Humanidade está perante enormes desafios, que tem de enfrentar, criando soluções em conformidade. Compatibilizar o crescimento económico com os objetivos de preservação da Natureza, através de um novo modelo de desenvolvimento, apoiadas simultaneamente na prosperidade económica, equidade social e na preservação do meio ambiente, exige a preparação de recursos humanos que conduzam essa transição para padrões sustentáveis. Será determinante o capital intelectual e criativo das futuras gerações, promovido pelo conhecimento, criatividade e inovação. Neste contexto, novas e grandes responsabilidades recaem sobre a Universidade, local privilegiado para essa formação. O objetivo deste trabalho é identificar e sintetizar num quadro coerente as competências-chave a adquirir nas instituições de ensino superior, rumo à sustentabilidade, com base numa revisão e análise da literatura relevante em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Este trabalho aborda ainda o impacto da nova agenda de sustentabilidade no trabalho do professor.porEducation for sustainable developmentUniversitySoft skillsXXI century teacherEducação para o desenvolvimento sustentávelUniversidadeCompetências transversaisProfessor do século XXIA Universidade e o desenvolvimento de competências-chave para o desenvolvimento sustentávelThe university and the development of key competences for sustainable developmentjournal article