Lopes, Paulo Jorge FerreiraFaria, Diogo Manuel Campos de2015-05-192015-05-192015-03-062014http://hdl.handle.net/10400.14/17651O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito das estratégias de autoeficácia e a criatividade do professor na autoeficácia e nos resultados dos alunos na disciplina de Iniciação Musical. Para obter resultados, efetuamos um estudo com 52 alunos que frequentavam o 4ª ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila Nova de Famalicão. O estudo foi dividido em três momentos: num primeiro momento foram avaliadas as crenças de autoeficácia através de um questionário; num segundo momento, foi realizada uma aula com recurso à criatividade do professor, na qual foram medidas novamente as crenças de autoeficácia através do mesmo questionário e realizada uma ficha de avaliação teórico-prática; no terceiro momento foram acrescentadas as estratégias de autoeficácia por parte do professor e foi efetuada a mesma avaliação do momento anterior. Os resultados mostram uma relação positiva entre a autoeficácia dos alunos e os seus resultados; revelando também que maiores índices de autoeficácia e melhores notas foram alcançados no final do estudo.The core goal of this work was to evaluate the effect of teacher’s self-efficacy strategies and creativity in the Music Initiation students’ self-efficacy and in their results. To obtain data, we prepared a study with 52 students of the 4th year classes of Pedome’s School Grouping, Vila Nova de Famalicão. The study was divided in three moments: in the first moment were assessed the self-efficacy believes through a questionnaire; in a second moment was made a lesson using the teacher’s creativity, and again was measured the self-efficacy levels and pupils answered a theoretical/practice test; in the third moment it was added teacher’s self-efficacy strategies and was made the same evaluation of the last moment. The results show a positive correlation between the students’ self-efficacy and their results; and also that better self-efficacy scores and higher grades were achieved in the study’s conclusion.porAutoeficáciaCriatividadeIniciação musicalSelf-efficacyCreativityMusic initiationA influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musicalmaster thesis201488469