Sá, Cristina Fernandes Alves deGuedes, Inês Ferrão2025-01-152025-01-152024-11-112024-09http://hdl.handle.net/10400.14/47814A presente dissertação tem como objetivo debruçar-se sobre a temática das raparigas jovens enquanto consumidoras culturais na indústria da música e explicitar como a descredibilização deste seu papel por parte dos media e do público geral é uma manifestação de misoginia. Para isto, recorrer-se-á à análise do caso das boy bands – mais concretamente, aos estudos de caso dos fenómenos que foram o fandom de Beatles durante a década de 1960 e o fandom de One Direction durante a década de 2010. A presente investigação conta com trabalho de campo que consistiu na dinamização de entrevistas e focus groups com fãs destas bandas, com o intuito de compreender a fundo as suas perspetivas e experiências.The aim of this dissertation is to look at the issue of young girls as cultural consumers in the music industry and to explain how the discrediting of their role by the media and the general public is a manifestation of misogyny. To do this, we will use an analysis of the case of boy bands - more specifically, case studies of the phenomena that were the Beatles fandom during the 1960s and the One Direction fandom during the 2010s. This research includes fieldwork which consisted of interviews and focus groups with fans of these bands, with the aim of gaining an in-depth understanding of their perspectives and experiences.porFeminismoFangirlsFandomBoy bandsConsumo cultural femininoRaparigas como consumidoras culturaisMisoginiaFeminismFemale cultural consumptionGirls as cultural consumersMisogynyA descredibilização do consumo de música de raparigas jovens como manifestação de misoginia : estudo comparativo das experiências de fãs de Beatles e One Directionmaster thesis203779207